terça-feira, 9 de julho de 2013

Análise da obra "A Ronda da Noite", de Rembrandt


Uma das obras mais famosas de Rembrandt, é  A Ronda da Noite.  Quando o quadro foi pintado (entre 1640 e 1642) foi designado "A Companhia de Frans Banning Cocq e Willem von Ruytenburch". A designação Ronda da Noite apenas apareceu no princípio do século XIX. A origem deste título surge de uma equivocação de interpretação, nessa altura, o quadro estava bastante deteriorado e obscurecido pela oxidação do verniz e as suas figuras eram quase indistinguíveis, a obra assemelhava-se a uma cena nocturna. Depois do seu restauro em 1947, onde se eliminou o verniz obscurecido, descobriu-se que o título não se ajustava à realidade, já que a acção se desenvolve de dia, na penumbra .
A obra foi uma encomenda da Corporação de Arcabuzeiros de Amsterdão para decorar a Kloveniersdoelen, sede da companhia. A tela original era de grandes dimensões e no início do século XVIII foi cortada, com o objectivo de decorar uma sala da Câmara Municipal de Amsterdão com dimensões mais modestas. O quadro a óleo sobre tela é ainda uma obra de grandes dimensões – 363 × 437 cm. 
O primeiro plano na obra é dominado pelo capitão Capitão Frans Banning Cocq  e o seu tenente Willem van Ruytenburch. A mão estendida para a frente e a boca um pouco aberta do capitão indicam-nos que está a falar. Caminha sem olhar para o tenente, que escuta as suas ordens. À direita e à esquerda do portal, outras personagens conversam. A meio da tela, homens de capacetes ou chapéus, estão armados com espadas e lanças, outros ostentam escudos redondos. Alguns apoderam-se de lanças apoiadas na parede do edifício, à direita. Outros saem do portal e abrem caminho através da turba. Os elementos da companhia aparecem captados pelo pintor  tal qual os pôde contemplar em numerosas ocasiões no momento em que diariamente se preparavam para formar e sair  para percorrer a cidade na sua missão de vigilantes da ordem.
Há também em cena uma personagem feminina que se destaca: tem um vestido dourado, na mão um corno que serve para beber, à cintura uma bolsa e um frango morto, preso pelas patas. A personagem feminina é uma fonte de mistério. Embora a sua estatura não seja muito maior do que a de uma criança, ela está bem realçada no quadro, uma vez que sobre a mesma incide uma luz forte.  É uma personagem chave no quadro, não se encontra na penumbra e as sombras não a tocam. Alguns críticos vêm nesta menina um retrato de Saskia van Uylenburgh, primeira esposa do pintor, que faleceu prematuramente no ano em que foi pintada a tela, possivelmente de tuberculose. Saskia era habitual modelo de muitos dos retratos do autor.


O mistério de 'A Ronda da Noite' segundo Greenaway
Segundo o realizador Peter Greenaay, Rembrandt pintou A Ronda da Noite para denunciar o assassínio de uma das pessoas que deveria ter sido representada no quadro, e apontar os culpados, nele imortalizados.
Greenaway chama à obra-prima "o j'accuse de Rembrandt". Um corajoso ataque aos burgueses que encomendaram e pagaram a tela, e estavam envolvidos numa cabala para obter mais dinheiro, influência, proeminência social e mais poder em Amesterdão, na altura a cidade mais rica e próspera do Ocidente.
De acordo com Greenaway, a originalidade formal da famosa tela mais não é do que a maneira que o artista encontrou para semear as pistas alegóricas que permitiriam aos bons observadores desvendar o mistério e identificar os assassinos, sob a forma de várias "anomalias" pictóricas.
Esta tese está exposta no filme do realizador, A Ronda da Noite. O cineasta vai mais longe. Na sua opinião, Rembrandt pagou muito caro a ousadia. O artista terá ficado arruinado e perdido a sua posição social e os favores dos poderosos e influentes, não pelo gosto em pintura e a moda artística terem mudado nessa altura na Holanda, mas devido a uma conspiração dos visados no quadro, que o desacreditaram moral e socialmente, e levaram à penúria.

wikipedia (Imagens)
A Ronda da Noite
Ficheiro:The Nightwatch by Rembrandt.jpg
Cópia de A ronda nocturna anterior à mutilação da tela em 1715, onde se pode observar suas dimensões originais
Ficheiro:Nachtwacht-kopie-van-voor-1712.jpg

Arquivo: Rembrandt Night Watch Garota.jpg
Detalhe da Menina
Arquivo: File-Rembrandt - De Nachtwacht (chapéu detail) cores aprimoradas enlarged.jpg
Detalhe do Chapéu do Tenente


5 comentários:

  1. aonde encontra uma replica desse quadro? e quanto sera q custa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você pode comprar diretamente o famoso quadro de "A Ronda da Noite" (é uma réplica a óleo) no Rijksmuseum a um custo de Eur 79,95 + frete (shipping) para o Brasil.
      No museu, vendem tambem a gravura do quadro a um preço bem mais barato, mas não sei do porquê não oferecerem para a venda no site.

      Eliminar
    2. SOU PINTOR DE UMA OLHADA NA QUE ESTOU REPRODUZINDO RELEITURA

      Eliminar
  2. Bom dia,
    Existem on line vários sítios onde se pode encontrar essa informação. Em http://www.toucanart.com/pt/products/5249/, pode encontrar o que procura. O preço que pedem pela obra é de 655,60€ .

    ResponderEliminar