terça-feira, 20 de agosto de 2013

Análise da obra:"A Leiteira", de Johannes Vermeer

A Leiteira (1657-58)é uma das mais importantes obras do pintor holandês Johannes Vermeer. A obra encontra-se no Rijksmuseum em Amsterdão. Nela, Vermeer retrata um instante do quotidiano de trabalho de uma empregada de cozinha. Vermeer costumava retratar personagens femininos da sociedade holandesa da sua época em momentos de lazer e descanso. Outro dos seus temas de eleição foi a representação de mulheres no momento do trabalho doméstico.
A Leiteira está absorta na sua tarefa. A intimidade da rotina é revelada pela tranquilidade com que a acção acontece. A mulher é uma figura serena, segurando delicadamente uma jarra com leite.  Ela encontra-se no seu mundo, num interior quase nu, com a presença de alguns objectos, simples.  A cena é silenciosamente iluminada. A luz chega pela janela e banha todo o ambiente, estendendo um brilho ao conjunto. O tratamento de luz e sombra também revela a grande perícia de Vermeer: a luz que cai sobre a leiteira destaca os seus antebraços pálidos e dirige o olhar do leitor para o leite que escorre. O artista era considerado um mestre na observação do quotidiano, e conhecido por ser atento aos mínimos detalhes de uma cena.
Vermeer nasceu em Delft, cidade famosa pela sua cerâmica. No canto inferior da parede estão representados um escalda-pés e  azulejos, um deles mostra Cupido, deus do amor.De acordo com o historiador de arte Harry Rand, a pintura sugere que a mulher está a fazer pudim de pão, o que explicaria o leite e os pedaços de pão sobre a mesa.  A mesa, os pães, os objectos em cerâmica e a mulher compõem um conjunto harmónico, nas cores e nas formas. A realidade está pintada de maneira veemente, dando um aspecto real à composição. As cores predominantes na roupa e nos panos são o amarelo e o azul, complementares, cuja combinação foi muita usada pelo artista.
wikipedia: (Imagens)
Arquivo: Johannes Vermeer - Het Melkmeisje - Google Art Project.jpg
A Leiteira - Johannes Vermeer
Arquivo: Vermeer La Laitiere detalhes visage.JPG
Detalhe da face da Leiteira

Arquivo: Vermeer La Laitiere detalhes natureza morte.JPG
A mesa em primeiro plano

Os azulejos e o escalda-pés
Arquivo: Vermeer La Laitere detalhes huche et seau.JPG

4 comentários: