domingo, 11 de maio de 2014

Pintura de Van Gogh encontrada pelas Finanças espanholas


Uma pintura de Van Gogh (1853-1890) de que se tinha perdido o rasto há quatro décadas foi encontrada em Espanha pela inspecção tributária num cofre bancário de um devedor ao fisco.
A obra em causa deverá ser Cipreste, céu e campo, noticiou neste sábado o jornal El Mundo  também citado pela agência Reuters –, e terá sido pintada em 1889 no hospício de Saint Rémy, na Provença, França, onde o artista holandês também criou a célebre A noite estrelada.
A última informação conhecida sobre esta obra associa-a ao Instituto da História de Arte da Universidade de Viena.
A Fazenda Pública espanhola anunciou em Outubro do ano passado o confisco de mais de meia centena de cofres bancários de outros tantos contribuintes com débitos ao Estado, num valor que ascendia a 319 milhões de euros.
A descoberta da pintura de Van Gogh aconteceu em Dezembro, aquando da abertura de um desses cofres, na presença do seu proprietário. Segunda a descrição do El Mundo, este identificou a obra do pintor holandês, tendo explicado ser apenas o seu depositário e remetendo a sua propriedade para um coleccionador estrangeiro, não identificado.
O quadro de Van Gogh, com a dimensão 35x32 centímetros, tem a assinatura, ainda que trémula, do autor, e apresenta três selos que parecem confirmar a versão do proprietário do cofre. O primeiro data de 8 de Abril de 1944 e associa a obra ao Rijksmuseum, de Amesterdão; o segundo, do tempo da ocupação nazi mas sem data,  identifica o Museu de Belas Artes de Berlim; finalmente, há um registo de 10 de Abril de 1974 relativo ao Instituto de História de Arte da Universidade de Viena.
A autenticidade do quadro foi assegurada, a pedido das Finanças de Espanha, por especialistas na obra do autor de Os Girassóis, e depois ratificada pela Ministério da Cultura e pela Direcção-Geral do Património de Espanha.
O valor do quadro não foi avançado.
Fonte: Público
Cipreste, céu e campo é uma pintura de 1899

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.