sábado, 21 de fevereiro de 2015

21 de Fevereiro de 1903: Nasce a escritora francesa Anaïs Nin


Escritora francesa, Anaïs Nin nasceu a 21 de fevereiro de 1903 em Neuilly. O pai, um pianista e compositor cubano, abandonou a mulher dinamarquesa e os três filhos em 1914. A mãe de Nin partiu então com os filhos para Nova Iorque. 
Anaïs Nin passou grande parte da sua meninice em bibliotecas públicas e manteve um diário em francês, começando apenas a escrever na língua inglesa por meados de 1920. Estudou Belas Artes e casou em 1923 com Hugh Guiler, um artista plástico que chegou mais tarde a ilustrar algumas das suas obras, utilizando o pseudónimo Ian Hugo. Paciente e compreensivo, tolerou as muitas aventuras amorosas de Anaïs Nin, de que se podem destacar os célebres Henry Miller, Otto Rank e Gore Vidal. 
Partiu com o marido para Paris, onde se juntou à tertúlia de norte-americanos aí residentes, e da qual fazia parte o escritor Henry Miller, de quem se teria tornado amante. Publicou o seu primeiro livro em 1932, um ensaio com o títuloD. H. Lawrence: An Unprofessional Study, a que se seguiu, entre outros volumes, House of Incest (1936), um poema em prosa. A obra, tida pela crítica como a sua melhor, lidava com os problemas psicológicos da autora, resultantes do relacionamento amoroso com Henry Miller e com a sua esposa June. 
No início da década de 40 regressou a Nova Iorque, onde fundou a sua própria editora. Lançou-se então na publicação de uma série de romances que analisavam o tipo de vida de diferentes tipos de mulheres, sobretudo através dos seus amantes e das suas outras escolhas. Com o título genérico Cities Of The Interior, a série era composta por volumes como Ladders To Fire (1946), Children Of The Albatross (1947), The Four-Chambered Heart (1950), A Spy In The House Of Love (1954) e Solar Barque (1958). 
A publicação da primeira parte do seu diário, The Diary Of Anaïs Nin, em 1966, garantiu-lhe uma certa popularidade, sobretudo por suscitar o interesse do público na sua restante obra. 
Faleceu a 14 de janeiro de 1977, em Los Angeles. 
Pouco tempo depois foi publicado Delta Of Vénus: Erótica, obra que não deixa de refletir o carácter emancipado, a vivacidade de diálogo e a paixão pela descrição da vida sempre presentes no trabalho da autora. 
A sua ligação com Henry Miller serviria de pretexto para o filme Henry and June, com a participação da atriz portuguesa Maria de Medeiros.
Fontes: Infopédia
wikipedia (imagens)
Anaisnin.jpg
Anaïs Nin, c. 1920



Anaïs Nin, na década de 70 do século XX




Sem comentários:

Enviar um comentário