sábado, 28 de fevereiro de 2015

O centro de mesa da rainha estava numa casa em Benfica

Mais de cem anos depois, o centro de mesa da baixela de casamento D. Maria Pia volta ao Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa. Esteve numa casa particular em Benfica, com flores e frutas.

Foi um caso digno de Sherlock Holmes até ao final do ano passado. Ninguém sabia onde parava o centro de mesa de prata da casa Veyrat, um exemplar barroco de 31 quilos, que tinha sido entregue em 1903 ao Banco de Portugal como garantia de um empréstimo bancário da rainha italiana e acabou leiloado em hasta pública em 1912. Foi vendido e revendido, esteve na mesma família mais de 80 anos e está desde quinta-feira de novo na mesa da sala de jantar do Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.
José Alberto Ribeiro, diretor do Palácio Nacional da Ajuda, abre passo à conservadora de joalharia do museu-palácio. No início da semana, enquanto a peça não tinha sido ainda mostrada ao público numa conferência que decorreu na terça-feira à tarde, as portas estiveram fechadas à chave. Teresa Maranhas roda o trinco das portas duplas altas, passa-se o pequeno corredor e a mesa, posta com um dos serviços reais, deixa ver a sua peça mais valiosa: o centro de mesa que compunha a baixela de Maria Pia, "com as armas de Portugal e de Itália", frisam.
Fonte: DN
O centro de mesa da rainha estava numa casa em Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário