terça-feira, 10 de março de 2015

Victorine Louise Meurent, a Musa de Édouard Manet

Victorine Louise Meurent (1844-1927) foi uma pintora francesa, notável por ter sido uma modelo bastante retratada em quadros célebres do período impressionista, em especial por ter sido a modelo predilecta de Édouard Manet, a quem conheceu no ano de 1862 e para quem posou ao longo dos 13 anos seguintes.
Os nus em Déjeuner sur L'Herbe e Olympia e  A Gare St. Lazare , representam Victorine Meurent. Porque Manet a pintou como uma cortesã o público ficou com a ideia errada de que Victorine Meurent era uma rapariga das ruas, quando na verdade, ela pertencia a uma família de artesãos e aspirava a uma carreira artística.
A vida de Victorine Meurent é conhecida graças à fama que recebeu pela sua ligação com o pintor Manet  ainda que por vezes enfrentando o desprezo público e acusações da imprensa, uma vez que a nudez retratada pela arte moderna não era aceite da mesma forma que a nudez de alegorias e figuras mitológicas, típicas nos quadros dos "grandes mestres". Manet teria ficado impressionado com a sua "aparência original e distinta", de acordo com relatos do amigo do pintor.
Victorine cantava em cafés. Ela tocava viola e violino e deu aulas em ambos os instrumentos. Ela também foi modelo de amigos de Manet, o pintor belga Alfred Stevens, com quem teve um relacionamento romântico, e Edgar Degas. 
 Ao longo dos anos em que posou para Manet, Victorine viajou até à América, mas regressou no ano de 1873, quando foi retratada mais uma vez pelo pintor francês. Após a morte de Manet, Victorine chegou a pedir dinheiro à viúva do pintor por meio de uma carta, alegando que ele lhe havia prometido uma ajuda financeira quando os quadros fossem vendidos. Após o seu longo período posando como modelo para diversos pintores, sabe-se apenas que Victorine teve problemas com a bebida e que acabou por cair na obscuridade. Enquanto pintora, chegou a expor alguns dos seus quadros no Salão de 1876, mesmo ano em que Manet foi recusado.
Victorine faleceu em 1927 e apenas uma das suas obras é conhecida, Le Jour des Rameaux ou Domingo de Ramos, foi recuperado em 2004 e encontra-se no Museu de História de Colombes. A localização da maioria das criações de Meurent é desconhecida e pode de facto estar perdida.
wikipedia (Imagens)


 File:Edouard Manet 088.jpg
Retrato de Victorine Meurent -  Édouard Manet
Ficheiro:Édouard Manet - Young Lady in 1866 - Google Art Project.jpg
Mulher com Papagaio - Édouard Manet
Ficheiro:Manet, Edouard - Olympia, 1863.jpg
Olympia Édouard Manet
Ficheiro:Manet, Edouard - Le Déjeuner sur l'Herbe (The Picnic) (1).jpg
Le déjeuner sur l'herbe- Édouard Manet
File:Edouard Manet 021.jpg
A Gare St. Lazare - Édouard Manet
File:Le jour des rameaux.jpg
Domingo de Ramos - Victorine Louise Meurent

Sem comentários:

Enviar um comentário