quarta-feira, 3 de junho de 2015

Era uma rulote tão engraçada, tinha um Banksy e agora não tem nada

O título é Maioria Silenciosa mas a sua venda fez-se com estrondo: pintada pelo street artist britânico Banksy em 1998 no festival de Glastonbury, mais precisamente na lateral de uma rulote, foi a leilão em Paris e foi arrematada por 613 mil euros.
Silent Majority, ao contrário do que é mais comum na obra do famoso e incógnito artista, quase não recorre ao stencil. Uma pintura que, segundo a leiloeira parisiense Digard, será uma das obras mais antigas de Banksy, e que segundo os seus proprietários, citados pela BBC, “representa a… cena rave e hip hop da altura”. “Uma peça rara”, descreveu a especialista britânica emstreet art Mary McCarthy à agência Associated Press.
A peça ficou na posse de um cidadão de Norfolk (Reino Unido) que prefere ser apenas identificado pelo seu primeiro nome, Nathan, e mede 2,4 metros por 9,9 metros, tendo sido autentificada pelo próprio Banksy. O graffito tem no entanto uma dupla autoria, pois também inclui uma pintura do também street artist e seu colaborador Inkie.
Nathan, detalha a BBC citando o até aqui proprietário da rulote em cuja lateral Banksy pintou, trabalha na montagem de estruturas em festivais e foi contactado pelo artista para usar a sua parede como base para um trabalho encomendado pela organização do gigantesco festival de música britânico. Conhecia-o de Bristol, a cidade britânica de Banksy, e como um amigo do namorado da sua irmã. Em troca recebeu bilhetes para Glastonbury e cerca de 200 libras. Entretanto, a vida continuou “e ele tornou-se famoso”, disse Nathan à Associated Press. “Esconde-se de todos nós por alguma razão.”
Silent Majority foi até aqui a pintura exterior da casa de Nathan, visto que de acordo com o próprio vivia na rulote com a mulher e a sua família. Visitou muitos outros festivais e começou a chamar a atenção dos melómanos e entendidos de arte urbana. “Saímos da carrinha de manhã, abrimos a porta e há 50 pessoas a fotografar.” Recentemente, a placa metálica foi extraída da rulote e posta então à venda em leilão em Paris. Foi exposta na rua durante o fim-de-semana.
Figuras vestidas de verde que se assemelham a militares, no fundo uma força de comandos, estão junto a um barco de borracha que transporta uma mesa de mistura e uma coluna, envoltas no escrito "It's better not to rely too much on silent majorities ... for silence is a fragile thing... one loud noise and it's gone” – em português e em tradução livre, “é melhor não confiar muito nas maiorias silenciosas… porque o silêncio é algo frágil… um ruído mais alto e vai-se”.
No mesmo leilão foram à praça peças de Jeff Koons, Damien Hirst ou outrosstreet artists como Pure Evil
Fonte: Público

 

Sem comentários:

Enviar um comentário