quinta-feira, 11 de junho de 2015

Giulia Farnese, "a bela Giulia"

Giulia Farnese foi uma das amantes de Rodrigo Borgia, o papa Alexandre VI. Ficou conhecida como "a bela Giulia" . 
Giulia Farnese nasceu em 1474, filha de Pier Luigi Farnese, Senhor de Montalto e Giovanna Caetani, que por sua vez, foi o último membro da dinastia ilustre de Anagni. Tinha três irmãos, um deles seguiu a carreira eclesiástica, tornando-se papa em 1534 sob o nome de Paulo III. 
Com 15 anos, no dia 21 de Maio de 1489, Giulia contraiu matrimónio com Orsino Migliorati, conde de Bassanello, que era filho de Lodovico Migliorati, senhor de Bassanello, e da ambiciosa Adriana de Milá, por sua vez tia materna do então papa, Alexandre VI. Desconhece-se em que altura Rodrigo Borgia se apaixonou por Giulia e decidiu que ela fosse sua amante. O que se sabe é que Adriana Mila (sogra de Giulia) deu a sua aprovação a esta relação para que o seu filho conseguisse um estatuto mais elevado no Vaticano. No mês de Novembro de 1493, Giulia Farnese vivia com a sua sogra e com a filha de Alexandre VI, Lucrécia Borgia, num palácio próximo do Vaticano.
Giulia teve uma filha, Laura. Não se sabe se o pai de Laura foi Orsino ou o papa Alexandre. Giulia sempre afirmou que Laura era filha do papa, pode tê-lo feito para elevar o estatuto da filha.
Giulia foi amante do papa até 1499 ou 1500. Terá sido preterida devido à idade. Entretanto o seu marido morreu e ela mudou-se para Carbonagno, perto de Roma. 
Giulia voltou a Roma para o casamento da sua filha Laura em 1505. Nos primeiros anos da sua viuvez casou-se com Giovanni Capece de Bozzuto, que era um membro da pequena nobreza napolitana. Em 1506, Giulia tornou-se governadora de Carbonagno e exerceu as suas funções de forma firme e enérgica. Ele permaneceu na cidade até 1522, ano em que voltou para Roma, onde morreu na casa do seu irmão, a 23 de Março de 1524, aos 50 anos. A causa da sua morte é desconhecida.
Consta que Giulia Farnese foi usada pelo papa, como modelo para que artistas, como Pinturicchio e até mesmo Miguel Ângelo, pintassem e esculpissem imagens de Nossa Senhora.
Arquivo: Giulia Farnese unicorn.jpg
Dama com um unicórnio por Luca Longhi, possivelmente um retrato de Giulia Farnese
File:Giulia Farnese.jpg
Dama com um unicórnio por Rafael, possivelmente um retrato de Giulia Farnese
File:Alexander VI guilia.jpg
Cópia de um fresco de Pinturicchio. O Papa Alexandre VI perante Nossa Senhora (a face da Virgem Maria é representada por Giulia Farnese)

Sem comentários:

Enviar um comentário