sexta-feira, 24 de julho de 2015

24 de Julho de 1911:Hiram Bingham, à frente de uma expedição da Universidade de Yale, "descobre" e apresenta ao mundo a cidade inca de Machu Picchu, no Peru

Machu Picchu "velha montanha", também designada "cidade perdida dos Incas  é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, no Peru. Foi construída no século XV. O local é, provavelmente, o símbolo mais típico do Império Inca, quer devido à sua original localização e características geológicas, quer devido à sua descoberta tardia em 1911. Apenas cerca de 30% da cidade é de construção original, o restante foi reconstruído. As áreas reconstruídas são facilmente reconhecidas, pelo encaixe entre as pedras. A construção original é formada por pedras maiores, e com encaixes com pouco espaço entre as rochas.
Consta de duas grandes áreas: a agrícola formada principalmente por terraços e recintos de armazenagem de alimentos; e a urbana, na qual se destaca o espaço sagrado com templos, praças e mausoléus reais.
Em 1910 o norte-americano Alberto A. Giesecke torna-se reitor da Universidade Nacional de Cuzco e passa a apoiar toda iniciativa referente à arqueologia. Em 1911 ele visita a fazenda "Echarati", na então região de Mandor, de propriedade de Don Braulio Polo y la Borda e ouve deste que na sua propriedade existiam diversas construções antigas cobertas de vegetação e que entre elas se destacava umas ruínas num local chamado  Machupicchu pelos moradores locais. De volta a Cuzco, Alberto Giesecke escreve a Hiram Bingham (antrópologo, historiador, explorador) sobre estas referências. Nesse ano Bingham chega ao Peru com o objectivo de fazer pesquisas em geologia e botânica e procurar Vilcabamba (capital dos descendentes dos Incas) que ouvira nas histórias locais. Em 23 de Julho de 1911 Bingham foi até Mandor com um sargento do exército peruano que foi designado para acompanha-lo por ordem do prefeito de Cuzco. No dia de 24 de Julho de 1911,  Bingham chega a Machu Picchu e logo em seguida a esse primeiro contacto,regressou aos EUA onde obteve apoio financeiro da Universidade de Yale e da National Geographic Society para realizar trabalhos de exploração em Machu Picchu. Quando regressa ao Peru em 1912, o governo peruano concede-lhe uma autorização para executar os seus projectos inclusive permitindo tirar livremente do país as peças obtidas durante suas explorações, desde que prontamente devolvidas quando solicitadas pelo Peru. Hoje, tem-se consciência que foi uma autorização que infringiu muitas normas e causou um dano irreparável à herança cultural do Peru. Em 07/07/2007, Machu Picchu foi eleita uma das sete novas maravilhas.
wikipedia (Imagens)
Ficheiro:Sunset across Machu Picchu.jpg
Machu Picchu
Ficheiro:Machupicchu hb10.jpg
Vista de Machu Picchu em 1911
Ficheiro:Machu-picchu-c14.jpg
Templo Principal
Arquivo: HiramBingham.jpg

Hiram Bingham, responsável pela redescoberta de Machu Picchu

Sem comentários:

Enviar um comentário