quarta-feira, 12 de agosto de 2015

12 de Agosto de 1939: Estreia do filme: "O Feiticeiro de Oz", nos EUA

"O Feiticeiro de Oz”, filme protagonizado por Judy Garland e realizado por Victor Fleming, teve a sua estreia  no Wisconsin, Estados Unidos, no dia 12 de Agosto de 1939. 
No filme, Dorothy, uma menina camponesa do Kansas que vivia numa fazenda com os seus tios, é levada com o seu cão por um tornado e vai parar à Terra de Oz. No impacto, Dorothy cai em cima da Bruxa Má do Leste e acaba matando-a. Após o acidente, Dorothy é vista como uma heroína, mas o que ela quer é voltar para o Kansas. Para isso, precisará da ajuda do Poderoso Mágico de Oz que mora na Cidade das Esmeraldas. No caminho, ela é ameaçada pela Bruxa Má do Oeste, que culpa Dorothy pela morte da sua irmã, e encontrará três companheiros: um Espantalho que quer ter um cérebro, um Homem de Lata que anseia por um coração e um Leão cobarde que precisa de coragem.
Publicado originalmente em 1900, “O Feiticeiro de Oz”, do escritor Frank Baum, foi adaptado inúmeras vezes para o teatro e cinema, servindo como tema musical antes ainda de 1939. Contudo, foi a adaptação feita na película rodada naquele ano que deu à obra de Baum a um lugar permanente não somente na história do cinema como também na história da música.
O autor das letras das canções do filme, Yip Harburg e o compositor Harold Arlen eram ambos experientes profissionais antes de se juntarem em 1938 para compor as canções originais de “O Feiticeiro  de Oz”. A canção “Over the Rainbow”, brilhantemente interpretada por Judy Garland, fez com que Arlen e Hamburg conquistassem o Oscar de Melhor Canção de 1940. “Over the Rainbow" foi posteriormente reconhecida como uma das mais importantes obras musicais populares, incluída na lista “As Canções do Século”, compilada em 2001 pela Recording Industry Association of America e pela National Endowment for the Arts.
As canções de Arlen e Harburg atingiram a meta principal com brilho excepcional, conduzindo e aprofundando o impacto emocional da história contada no filme.  
Fontes: Opera Mundi
wikipedia (imagens)
Dorothy e seus três companheiros de jornada

2 comentários: