domingo, 6 de setembro de 2015

06 de Setembro de 1620: O navio Mayflower parte de Inglaterra com destino ao Novo Mundo

Mayflower foi o famoso navio que, em 1620, transportou os Peregrinos, de Inglaterra, para o Novo Mundo,  até à costa do que agora são os Estados Unidos.
O barco deixou Plymouth, em Inglaterra,  no dia 6 de Setembro de 1620 e, após uma penosa jornada chegou ao Cabo Cod (Novembro de 1620) no actual estado do Massachusetts . O destino original era a foz do rio Hudson, a norte da colónia  da Virginia, mas como o rígido inverno se aproximava a embarcação deteve-se na baía do Cabo Cod.
Esta embarcação é um símbolo dos primórdios da colonização do que seriam os Estados Unidos da América. Os puritanos ingleses teriam empreendido a viagem para escapar à perseguição religiosa. Até hoje os habitantes da Nova Inglaterra,  acreditam ser descendentes dos passageiros do Mayflower.

O navio era usado originalmente como cargueiro no transporte de vinho entre a França e Inglaterra. Como a maioria dos navios da época, parecia um galeão com três mastros, Estima-se que suas dimensões eram as seguintes: comprimento de 27,4 a 33.5 m e largura de 7,6 m.

A princípio o plano era fazer a viagem em dois navios, o Mayflower e o Speedwell, que havia transportado alguns dos puritanos de Delfshaven na Holanda a Southampton, na Inglaterra. A primeira viagem das embarcações teve início em Southampton, no dia 15 de Agosto de 1620,  todavia o Speedwell teve de ser reparado em Dartmouth a 27 de Agosto.

Na segunda tentativa, os navios atingiram o Oceano Atlântico, mas de novo foram obrigados a retornar a Inglaterra (Plymouth) em virtude de o Speedwell ter  novamente problemas. Mais tarde revelou-se que não havia nada de errado com o Speedwell. Os Puritanos acreditavam que a tripulação queria sabotar a viagem a fim de escapar ao compromisso de um ano de duração de seu contrato com os armadores.

Após a reacomodação dos passageiros, o Mayflower parte a 6 de Setembro de 1620 de Plymouth. A cada família foi atribuído um espaço muito pequeno para si e para os seus pertences. Com o fim de estabelecer certa ordem e acalmar os conflitos que surgiram a bordo, os passageiros antes de desembarcar  redigiram e assinaram o Acordo de Mayflower.

Parte dos colonizadores iniciou a exploração da área do cabo Cod e a costa próxima durante várias semanas. Depois de um difícil confronto com os indígenas Nausets, os colonizadores decidiram estabelecer um acordo com os mesmos em Dezembro de 1620.

Durante o Inverno, os passageiros permaneceram a bordo do Mayflower, tendo sido registados surtos de escorbuto, pneumonia e tuberculose. Quando os referidos surtos "acalmaram", restaram apenas 53 passageiros dos 102 que tinham embarcado. A 5 de Abril de 1621 o Mayflower  regressou a Inglaterra.
wikipedia (Imagens)

File:MayflowerHarbor.jpg
Mayflower na Baía de Plymouth (por William Halsall, 1882)

 Ficheiro:Cape cod bay.jpg
O Mayflower aportou no interior do Cabo Cod em Novembro de 1620

a viagem do Mayflower 

Sem comentários:

Enviar um comentário