quarta-feira, 21 de outubro de 2015

21 de Outubro de 1833: Nasce o químico sueco Alfred Nobel, inventor da dinamite, criador da Fundação Nobel

Químico, engenheiro e industrial sueco, Alfred Bernhard Nobel nasceu a 21 de outubro de 1833, em Estocolmo, e morreu a 10 de dezembro de 1896, em San Remo (Itália). Inventor da dinamite e outros explosivos mais potentes, fundou os prémios Nobel. Patenteou a dinamite em 1867 e a pólvora sem fumo em 1888. Fundou em vários países da Europa e da América a indústria de explosivos.


O trabalho intenso durante toda a sua vida não lhe deixou muito tempo para a vida pessoal; tinha apenas uma grande amiga, Bertha Kinsky, que lhe transmitiu os seus ideais pacifistas. Isto iria contribuir para a criação de uma fundação com o seu nome, que promovesse o bem-estar da Humanidade.

Doou, à fundação que tem o seu nome, em 1895, a fortuna conseguida devido aos seus inventos e à exploração de campos petrolíferos. Esta fundação é aquela que anualmente atribui os famosos Prémios Nobel. Estes são distribuídos àqueles que durante o ano tenham prestado maior contributo à humanidade nos setores da Física, da Química, da Fisiologia ou Medicina, das Letras e da Paz. Os prémios começaram a ser distribuídos em 1901, cinco anos após a morte do fundador. .     
Alfred Nobel. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013.
wikipedia (Imagens)
Ficheiro:AlfredNobel adjusted.jpg
Alfred Nobel fotografado por Gösta Florman
File:Alfred Nobel Medal 1975 by Richard Renninger.jpg
Medalha de Alfred Nobel - Richard Renninger

Sem comentários:

Enviar um comentário