terça-feira, 27 de outubro de 2015

27 de Outubro de 1904: Inauguração do Metro de Nova Iorque

Às 14h35 do dia 27 de Outubro de 1904, o presidente da câmara da cidade de Nova Iorque, George McClellan, assume os controles do à época inovador “sistema de trânsito rápido”, o metro subterrâneo. 
A primeira linha, operada pela IRT (Interborough Rapid Transit Company), estendeu-se por cerca de 15 quilómetros, percorrendo 28 estações. Partia da City Hall na baixa Manhattan e seguia para o Grande Terminal Ferroviário Central. De lá, dirigia-se sentido oeste, ao longo da rua 42, rumo ao Times Square. A linha então terminava, desviando-se para a direcção norte, desembocando na Broadway e no Harlem.

No dia da inauguração, George McClellan colocou em prática a sua formação como engenheiro para assumir os controles do comboio até à rua 103. Às 19h daquela tarde, o transporte subterrâneo abriu as suas portas para o grande público. Mais de 100 mil pessoas pagaram um níquel cada uma para fazer a sua primeira viagem debaixo de Manhattan.


O jornal The New York Times  descreveu a excitação dos habitantes da cidade na ocasião da seguinte forma: “pela primeira vez na sua vida, o padre Knickerbocker viajou ontem no comboio subterrâneo. No meio de alarido de assobios e fogos de artifício fez-se uma primeira viagem no comboio que corre debaixo da terra e que por anos foi ridicularizado como uma impossibilidade”.
O primeiro sistema ferroviário subterrâneo, o Metropolitan Railway, foi inaugurado em Londres em 1863. As composições moviam-se a vapor, o que causava graves problemas nos túneis. Contudo, o sistema caiu no gosto popular. Em 1890, foi paulatinamente introduzido o sistema de comboios elétricos, o que fez do tráfego subterrâneo algo mais prático, seguro e saudável.
Embora o primeiro metro dos Estados Unidos tenha sido implantado em Boston, em 1897, Nova Iorque tornou-se finalmente a cidade norte-americana mais associada ao transporte subterrâneo. Após ganhar licitações municipais em 1913, a IRT e sua rival BRT (Brooklyn Rapid Transit) incrementaram substancialmente o número de linhas, consideradas modernas até aos dias actuais.
wikipedia (Imagens)
File:Interborough Rattled Transit Restored.png
Caricatura com crítica ao Metropolitano de Nova Iorque, 1905
File:1906 IRT map south.gif
Mapa do Metro de Nova Iorque em 1906

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