sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Santiago do Cacém comemora 120 anos da chegada do 1.º automóvel a Portugal

Exposição e desfile de carros antigos vão marcar, no fim-de-semana, em Santiago do Cacém, as comemorações dos 120 anos da chegada do primeiro automóvel a Portugal, o Panhard & Levassor, pelas mãos do conde de Avillez.
Segundo a Câmara de Santiago do Cacém, o Panhard & Levassor foi o primeiro automóvel importado para Portugal e a circular no país, em Outubro de 1895, pelas mãos de D. Jorge d'Avillez, um jovem aristocrata daquela cidade do distrito de Setúbal.
O Panhard & Levassor desembarcou em Lisboa e depois, a uma velocidade máxima de 15 quilómetros por hora, realizou "uma viagem histórica" para Santiago do Cacém, que demorou três dias e ficou marcada por um conjunto de peripécias, lembra o município.
No sábado, o Panhard & Levassor volta ao destino da sua primeira viagem em Portugal e é "a atracção principal" das comemorações dos 120 anos do automóvel em Portugal, organizadas pela Câmara de Santiago do Cacém e pelo Clube de Automóveis Antigos da Costa Azul com o apoio do Automóvel Club de Portugal (ACP).
Trata-se de uma "oportunidade" de ver o regresso a Santiago do Cacém e "ao fim de tanto tempo" do Panhard & Levassor, que pertence ao ACP e destaca-se no Museu dos Transportes e Comunicações, no Porto, refere a vice-presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Margarida Santos, citada num comunicado da autarquia enviado à Lusa.
Segundo a autarca, as comemorações dos 120 anos do Panhard & Levassor em Portugal, que vão contar com a participação daquela e de outras 45 viaturas do Clube de Automóveis Antigos da Costa Azul, que "tanta curiosidade despertam", são "uma iniciativa única, um momento marcante para Santiago do Cacém".
A "particularidade" da presença do Panhard & Levassor vai "despertar ainda mais a atenção", porque "todos vão querer ver o carro que chegou pela primeira vez a Portugal e veio para Santiago do Cacém", frisa Margarida Santos.
As comemorações vão arrancar no sábado, às 12h30, com a chegada do Panhard & Levassor e de outros carros antigos a Santiago do Cacém, onde ficarão em exposição na avenida D. Nuno Álvares Pereira, junto ao edifício da câmara.
Os automóveis antigos vão depois participar numa gincana clássica naquela avenida, às 15h30, e num desfile pelas principais ruas de Santiago do Cacém, que vai decorrer a partir às 16h30 e terminar com o estacionamento das viaturas no Bairro de Vale Matanças.
Segue-se o descerramento de uma placa evocativa dos 120 anos da chegada do Panhard & Levassor a Portugal, que vai decorrer às 17h15 no centro histórico de Santiago do Cacém, junto ao edifício onde o automóvel fez a primeira paragem na cidade.
Às 18h30, os automóveis antigos vão partir para Vila Nova de Santo André, onde deverão chegar às 19h00 e estacionar no parque de estacionamento de um hotel.
No domingo, às 10h00, os automóveis antigos irão participar em caravana num passeio por Vila Nova de Santo André.
Fonte: Público
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário