quinta-feira, 12 de novembro de 2015

12 de Novembro de 1840: Nasce, em Paris, Auguste Rodin, escultor francês, autor de "O Pensador" e "Burgueses de Calais".

Artista francês, François-Auguste-René Rodin nasceu a 12 de novembro de 1840, em Paris, e faleceu em 17 novembro de 1917. Dotado de um talento natural para a perceção das formas, nunca foi contudo admitido na Escola de Belas-Artes. A cabeça em argila Homem com o Nariz Partido foi rejeitada pelo Salão de 1864. Tornou-se aluno e assistente de Carrier-Belleuse, executando algumas das encomendas que este recebia. A descoberta da obra de Michelangelo Buonarroti, numa viagem a Itália em 1874, libertou o seu estilo e fez-lhe integrar a importância do modelado. A controvérsia gerada no Salão de 1877 pela Idade do Bronze acabou por lhe granjear a proteção oficial. Recebeu assim várias encomendas, entre elas o projeto de As Portas do Inferno, o monumento Os Burgueses de Calais e a estátua de Honoré de Balzac. A sua reputação continuou a aumentar, expondo no Salão de Paris, na Exposição de Bruxelas e na Exposição Universal de 1900. Rodin quebrava as superfícies para dar novos efeitos de luz, deixava partes por acabar, exprimindo a ideia de a estátua brotar da pedra. A paixão por Camille Claudel, sua colaboradora e irmã do escritor Paul Claudel, inspirou-lhe as várias versões de O Beijo e outras obras de temática erótica. A última fase de Rodin liga-se ao movimento simbolista e inclui uma série de mãos e de figuras femininas alegóricas.
Fontes : Auguste Rodin. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012.
Wikipedia (Imagens)
File:Auguste Rodin 1905.jpg
Rodin em  1905, por Gertrude Käsebier
Ficheiro:The Kiss.JPG
O Beijo - Auguste Rodin
O Beijo é uma escultura em mármore de Auguste Rodin que está actualmente no Museu Rodin em Paris. O escultor francês inspirou-se nos delírios amorosos vividos com Camille Claudel, sua assistente. Como muitos dos mais conhecidos trabalhos de Rodin, incluindo "O Pensador", o casal que se abraça retratado na escultura apareceu originalmente como parte de um grupo no trabalho de Rodin os "Os Portões do Inferno". O casal foi posteriormente removido e substituído por outro casal de namorados localizado na coluna direita dos "Portões".
Ficheiro:AUGUST RODIN O pensador (vista frontal).jpg
O Pensador - Auguste Rodin (vista frontal)
O Pensador (Le Penseur) é uma das mais famosas esculturas de bronze do escultor francês Auguste Rodin. Retrata um homem em meditação, lutando com uma poderosa força interna.
Originalmente chamado de O Poeta, a peça era parte de uma comissão do Museu de Arte Decorativa em Parispara criar um portal monumental baseada na Divina Comédia, de Dante Alighieri. Cada uma das estátuas na peça representavam um dos personagens principais do poema épico. O Pensador originalmente procurava retratar Dante em frente aos Portões do Inferno, pensando no seu grande poema.
 
 
 
Camille Claudel (A Paixão de Camille Claudel) é um filme francês de 1988, realizado por Bruno Nuytten, com guião baseado em obra de Reine-Marie Paris. O filme é protagonizado por Isabelle Adjani e Gérard Depardieu.
Em Paris, em 1885, a jovem escultora Camille Claudel entra em conflito com sua família burguesa ao tornar-se aprendiz e, depois, assistente do famoso Auguste Rodin. Quando ela se transforma em amante do mestre (que já era casado), cai em desgraça na sociedade parisiense.   Depois de quinze anos de tortuoso relacionamento com Rodin, Camille rompe o romance e mergulha cada vez mais na solidão e na loucura. Por iniciativa de seu irmão mais novo, o escritor Paul Claudel, é internada em 1912 num manicómio
 

Sem comentários:

Enviar um comentário