quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Alma Mahler, musa de artistas

Poucas mulheres na história  foram uma fonte de inspiração tão notável e influenciaram tantos homens ligados às artes como a compositora, pintora e musa austríaca Alma Mahler. Alma Maria Schindler  nasceu em  Viena, a 31 de Agosto de 1879 e faleceu em Nova Iorque a 11 de Dezembro de 1964. Foi uma famosa ‘femme fatale’ e musa de muitos génios da sua época. Casou-se com o compositor Gustav Mahler, posteriormente com o arquitecto Walter Gropius e o seu derradeiro casamento foi com o poeta Franz Werfel. Também teve fervorosos casos de amor com os pintores Oskar Kokoschka e Gustav Klimt entre outros.
Alma viveu desde a infância num ambiente privilegiado, o seu pai, Emil Jakob Schindler, recebia em casa os mais destacados elementos da sociedade vienense e também os  artistas mais conhecidos.
A vida sentimental de Alma, passou pelo relacionamento com importantes artistas, fundamentalmente músicos e pintores, tais como Gustav Klimt, o produtor  teatral Max Burchkard e o seu professor de piano e compositor Alexander von Zemlinsky, entre muitos outros, até que, em 1902 contraiu matrimónio com o compositor  Gustav Mahler, 20 anos mais velho.
A relação entre Mahler e Alma foi pautada por sentimentos contraditórios, Gustav Mahler amava a sua esposa mas exigiu-lhe que abandonasse as suas aspirações artísticas, Alma destacava-se como pianista e também era compositora. O casal teve duas filhas e após a morte da primeira, Alma conheceu o arquitecto Walter Gropius, com quem teve um caso. Gustav Mahler teve conhecimento da relação entre Alma e Walter Gropius e morreu um ano depois em 1911.
Após um breve caso com Paul Kammerer, em 1912, Alma começou um relacionamento com Oskar Kokoschka, sendo a sua fonte de inspiração na obra Der Windsbraut (A Noiva do Vento). Oskar mandou fazer uma  boneca em tamanho real, que reproduzia fielmente Alma. Depois de terminado o relacionamento Oskar ia ao teatro fazendo-se acompanhar da boneca.
Em 1915, Alma casou-se  com Walter Gropius. Tiveram uma filha (Manon) que faleceu na infância e acabaram por divorciar-se em 1920. Posteriormente Alma inicia um romance com o escritor Franz Werfel, da relação nasceu uma criança que faleceu com 10 meses. Alma casou-se com Werfel e quando a Áustria caiu nas mãos do exército alemão, os Werfels deixaram Viena (Werfel era judeu) e foram para França. Em 1940 o casal fugiu através dos Pirenéus e chegou a Portugal partindo posteriormente para os Estados Unidos. Alma faleceu a 11 de Dezembro de 1964 em Manhattan.
wikipedia (Imagens)


 Arquivo: YoungAlmaMahler.jpg
Alma ca de 1902
File:Gustav Mahler 1909.jpg
Gustav Mahler (1909)

Arquivo: Alma Mahler com Maria e Anna.jpg
Alma Mahler com suas filhas Maria (à esquerda) e Anna (à direita),filhas de Gustav Mahler

File:'Bride of the Wind', oil on canvas painting by Oskar Kokoschka, a self-portrait expressing his unrequited love for Alma Mahler (widow of composer Gustav Mahler), 1913.jpg
A Noiva do Vento - Auto retrato de Oskar Kokoschka com Alma Mahler

Sem comentários:

Enviar um comentário