quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

02 de Dezembro de 1805: Trava-se a Batalha de Austerlitz

A Inglaterra, juntamente com a Áustria e a Rússia, baseadas na promessa de neutralidade da Prússia, forma em 1805 uma terceira coligação contra Bonaparte, que se fizera coroar rei de Itália. A actuação inglesa tinha por fim evitar que Napoleão atacasse a ilha britânica. O exército napoleónico atacou então os austríacos na Baviera, fazendo o general Mack capitular na batalha de Ulm em 20 de Novembro de 1805. Apesar da derrota sofrida em Trafalgar, a 21 de Outubro de 1805, Napoleão marchou sobre Viena, que viria a ocupar a 13 de Novembro, indo depois ao encontro do exército austro-russo em Austerlitz, na província da Morávia.
A Batalha de Austerlitz, também conhecida como a Batalha dos Três Imperadores, foi uma batalha que resultou numa das maiores vitórias de Napoleão Bonaparte, onde o Império Francês derrotou a Terceira Coligação. No dia 2 de Dezembro de 1805 , um exército francês, sob o comando de Napoleão, derrotou um exército austro-russo, liderado pelo czar Alexandre I da Rússia e pelo imperador Francisco II, após uma difícil luta de cerca de nove horas. A batalha teve lugar perto de Austerlitz (Slavkov u Brna), a cerca de 10 km a sudeste de Brno na Morávia, na altura uma região da Império Austríaco (actualmente República Checa). A batalha é vista como uma obra-prima em termos tácticos.
Quando Napoleão ocupou o planalto de Pratzen, um espesso nevoeiro ocultava as suas tropas, não permitindo aos austríacos aperceberem-se da manobra do imperador. Caída a bruma no campo de batalha, deu-se o fulminante ataque francês. Com esta vitória retumbante, tudo parecia concorrer para a invencibilidade dos exércitos de França comandados por um homem, que era para além de génio militar, um soberano absoluto.     
 Batalha de Austerlitz. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013.

Wikipedia (imagens)

Napoleão e as suas tropas na véspera da Batalha -  Louis-François Lejeune


Napoleão em Austerlitz-  François Gérard (Palácio de Versalhes)
Ficheiro:Austerlitz-baron-Pascal.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário