segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

07 de Dezembro de 1941: O Japão ataca a base naval norte-americana de Pearl Harbour, no Hawai. Os EUA entram na II Guerra Mundial.

Importante base naval e quartel-general da armada norte-americana do Pacífico desde 1887, situada na costa sul da Ilha Oahu, Hawai, 10 km a oeste de Honolulu.Entre 1898, altura em que os Estados Unidos anexaram as ilhas do Hawai, e 1911 registaram-se importantes trabalhos de melhoramento das condições portuárias, sendo construído um canal que possibilitou a utilização do porto por navios de grande calado.Na manhã de 7 de dezembro de 1941, submarinos japoneses e aviões de combate lançados de porta-aviões atacaram a frota americana do Pacífico estacionada em Pearl Harbor. Apesar de a base se encontrar defendida por sofisticados dispositivos antiaéreos, foi incapaz de se defender do ataque surpresa da aviação imperial japonesa. Também os aérodromos vizinhos foram alvo dos ataques da aviação nipónica. Dezoito navios, entre os quais oito vasos de guerra, foram afundados ou gravemente atingidos, cerca de 200 aviões americanos foram destruídos e aproximadamente 3 mil marinheiros, soldados ou pessoal militar, foram mortos ou feridos. O ataque causou profunda indignação, pois foi efetuado sem uma declaração prévia de guerra. Marcou a entrada do Japão na II Guerra Mundial ao lado da Alemanha e da Itália e a dos Estados Unidos ao lado das forças aliadas.Pouco depois desta ação, o presidente Franklin D. Roosevelt nomeou uma comissão de inquérito para esclarecer se a negligência dos comandos americanos contribuiu para o sucesso dos japoneses; o relatório da comissão foi particularmente severo para com os responsáveis militares; o contra-almirante Husband Kimmel e o general Walter Short foram considerados negligentes e culpados de "erros de julgamento". Estas conclusões foram polémicas e as investigações prosseguiram para de 1945. Em julho de 1946 foram retiradas as acusações de negligência e mantidas apenas as que indiciavam erros de julgamento; de qualquer modo, este ataque trouxe à evidência uma certa falta de comunicação entre os diferentes ramos das forças armadas norte-americanas e, seguindo as sugestões da última comissão de inquérito nomeada para estudar o caso, foram unificadas. Em Pearl Harbor, o USS Arizona National Memorial, erguido nos restos daquele navio, destruído durante o ataque, homenageia os americanos mortos naquele dia.
Pearl Harbor. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013.
wikipedia (Imagens)

Ficheiro:Attack on Pearl Harbor Japanese planes view.jpg
Fotografia tirada de um avião japonês ao início do ataque. A explosão no centro é o resultado de um ataque torpedeiro contra o USS Oklahoma

Ficheiro:USSArizona PearlHarbor 2.jpg


USS Arizona em chamas após ser bombardeado pelos japoneses








Sem comentários:

Enviar um comentário