quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

16 de Dezembro de 1773: Boston Tea Party, Colonos americanos entram num barco britânico em Boston e destroem o carregamento de chá.

Há mais de 250 anos, várias regiões do nordeste da América do Norte ainda eram dominadas pela Inglaterra. Os imigrantes das colónias gozavam de poucos direitos e o produto do seu trabalho servia para um único objectivo: enriquecer a metrópole. A Inglaterra cobrava impostos nas colónias sobre produtos como chá, açúcar, vinho, papel e tinta.
Os colonos começaram então a exigir a extinção dos impostos, enquanto não pudessem ter os seus representantes a participar nas decisões governamentais.

Os imigrantes passaram a evitar até mesmo o consumo do chá e do açúcar vindos da Inglaterra. O comércio era dominado em grande parte pelos traficantes, que obviamente não cobravam impostos. O governo inglês, por sua vez, forçado a reagir rapidamente, decidiu em 1770 extinguir todas as taxas especiais cobradas das colónias americanas. Restaram apenas os impostos sobre o chá inglês.
Principal produto de consumo da sociedade norte-americana da época, o chá era apreciado não só pela elite, mas por todas as camadas da população. Exactamente por isso, a insistência da metrópole no imposto sobre o chá causou grande irritação entre os colonos. Essa irritação cresceu ainda mais quando o governo inglês, em maio de 1773, deu à Companhia da Índia Oriental (East India Company) a permissão de vender a sua produção de chá em condições especiais à colónia.

Enquanto os navios da companhia aportavam em Nova Iorque, Filadélfia, Charleston e Boston, os comerciantes locais organizavam movimentos de resistência. Em duas cidades, os navios foram obrigados a retornar ao destino de origem. Apenas em Boston, o governador conseguiu fazer com que o chá fosse desembarcado. Na noite do dia 16 de dezembro de 1773, cinco mil pessoas reuniram-se na cidade para protestar contra a decisão oficial.

O acontecimento ficou conhecido em todo o país sob o nome de Boston Tea Party (Festa do Chá de Boston).Um grupo de 50 a 100 homens, mascarados de índios, foram até o porto de Boston, esvaziaram os navios e atiraram cerca de 45 toneladas de chá ao mar. Os homens que lançaram o chá ao mar foram imitados em várias outras cidades do país e acabaram por ficar conhecidos como os primeiros heróis do movimento pela independência dos Estados Unidos.
Após o ocorrido, o governo inglês puniu severamente os habitantes de Boston, fechando o porto da cidade e delegando aos militares o direito de ocupar casas de civis. O movimento pela independência não se deixou, no entanto, abater por tais medidas. Três anos depois da "Festa do Chá de Boston", 13 colónias fundavam os Estados Unidos da América...
Fontes: estórias da história
wikipedia (imagens)
Boston Tea Party - Litografia de 1846
Selo comemorativo do Boston Tea Party, de 1973

Sem comentários:

Enviar um comentário