sábado, 2 de janeiro de 2016

02 de Janeiro de 1882: Rockefeller funda o seu império petrolífero

No dia 2 de Janeiro de 1882, o multimilionário americano John D. Rockefeller funda a Standard Oil Trust, na qual reuniu 40 empresas de petróleo e marcou o início do seu império petrolífero.
John Davison Rockefeller, o patriarca da família que dominou o mercado petrolífero nos Estados Unidos durante mais de um século, nasceu em Richford, no Estado de Nova Iorque, em 8 de Julho de 1839. A sua formação profissional era de contabilista. Em conjunto com Samuel Andrews, inventor de um processo de refinamento de óleo bruto, Rockefeller fundou a sua primeira empresa em 1862.
Quatro anos depois, em 1866, construiu uma segunda refinaria de petróleo. Com isso, estabeleceu as bases para a expansão dos negócios petrolíferos da família. Em 1870, John D. Rockefeller fundou a Standard Oil Company of Ohio: três anos depois, todas as refinarias de petróleo do Estado de Ohio pertenciam à sua empresa.
Em 1882, constituiu a Standard Oil Trust. Empregando em parte métodos considerados ilícitos, conseguiu o controlo de 95% de todo o sector petrolífero dos Estados Unidos. A partir daí, começou a diversificar as suas actividades, adquirindo participações em empresas industriais e de mineração.
Em 1892, o Supremo Tribunal do Ohio declarou ilegal o monopólio conquistado pela Standard Oil Trust e impôs um desmembramento da empresa. A medida só foi concretizada, porém, em 1899: a principal empresa sucessora, a Standard Oil of New Jersey, foi presidida pelo patriarca da família até 1911, quando teve de ser novamente desmembrada, em consequência de um segundo processo anti trust.
A partir de 1926, a Standard Oil of New Jersey passou a denominar-se Esso. Nos Estados Unidos, a empresa passou a chamar-se Exxon a partir de 1972. Do desmembramento imposto em 1911 pelo Supremo Tribunal dos Estados Unidos, surgiu também a Standard Oil do Estado de Indiana, que, a partir de 1962, adoptou o nome American International Oil Company.
No auge da sua carreira de negócios, a fortuna pessoal de John D. Rockefeller foi avaliada em quase 1 bilião de dólares: ele tornou-se o homem mais rico do mundo. A partir de 1911, Rockefeller encerrou a participação activa nos negócios da família, passando a dedicar-se exclusivamente a actividades filantrópicas.
Em 1913, criou a Fundação Rockefeller, com sede em Nova Iorque, a qual, segundo os seus estatutos, deve "servir a humanidade". Ela é ainda hoje uma das maiores fundações privadas dos Estados Unidos, e actua internacionalmente fomentando trabalhos científicos e obras caritativas. Dos 550 milhões de dólares que John Davison Rockefeller destinou a obras filantrópicas, a Fundação Rockefeller recebeu mais de 241 milhões.
John D. Rockefeller faleceu em Ormond Beach, na Flórida, em 23 de Maio de 1937.


 Fontes: DW
 wikipedia (imagens)

John D. Rockefeller em 1885
John D. Rockefeller's por John Singer Sargent  em 1917

Certificado da Standard Oil Trust de 1896

Sem comentários:

Enviar um comentário