sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

08 de Janeiro de 1918: O Presidente Woodrow Wilson enuncia os 14 Pontos para colocar fim à Grande Guerra

Em discurso de enorme repercussão pronunciado perante o Congresso norte-americano, em Washington, no dia 8 de Janeiro de 1918, o presidente norte-americano Thomas Woodrow Wilson enuncia um programa de 14 pontos para pôr fim à Grande Guerra, a I Guerra Mundial.
Os cinco primeiros pontos, de alcance geral, preconizavam o fim da diplomacia secreta, a liberdade dos mares, o livre comércio, a redução dos armamentos e o direito dos povos colonizados a disporem de si mesmos.
Os pontos seguintes relacionavam-se com aspectos concretos da resolução do conflito, como por exemplo, a restituição da Alsácia e da Lorena à França e a criação de um estado polaco independente.
O presidente sugeria reservar à futura Polónia um acesso ao mar. A reivindicação hitleriana sobre este famoso Corredor de Dantzig estaria na origem imediata da II Guerra Mundial.
O último ponto, reflexo do idealismo do presidente Wilson, anuncia a criação de uma Sociedade das Nações.
Wilson conseguiu fazer passar uma parte de seu programa no contexto do Tratado de Versalhes. Contudo, 
o Congresso dos Estados Unidos recusou-se a autorizar a assinatura do Tratado de Versalhes bem como fazer parte da Sociedade das Nações. Wilson havia sido encorajado a tanto pelos deputados de origem irlandesa como contrapartida pelo facto de Wilson ter recusado apoio à causa independentista do Sinn Fein irlandês. Foi um duro revés para a diplomacia de Washington e mais ainda para a paz futura.
Apesar disso, os 14 Pontos conservaram a lembrança de um belo ideal.
Após a Grande Guerra, que eles mesmos denominavam de ‘‘European War’’ (Guerra Europeia), os norte-americanos passaram a sustentar o isolacionismo, ou seja, queriam isolar-se do resto do mundo, muito assustador aos seus olhos. Era a escalada dessa corrente política, que se traduziu a partir de 1919 pelas primeiras restrições legais à imigração e que perduraram até 1965. Em 1924 foi introduzido a obrigatoriedade do visto de entrada no território norte-americano.

wikipedia (imagens)
Thomas Woodrow Wilson


Wilson no regresso  da Conferência de  Versalhes ,1919

Sem comentários:

Enviar um comentário