segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

182.º Aniversário de Dimitri Mendeleiev, criador da primeira versão da tabela periódica

Químico soviético, Dimitri Ivanovich Mendeleiev nasceu no dia 8 de fevereiro de 1834, em Tobolsk, na Sibéria e faleceu em 1907. Era o décimo quarto filho de um maestro e a família vivia com dificuldades. Quando o seu pai cegou, a mãe sustentou a família, trabalhando numa fábrica de vidro. Em 1848, viajou com a sua mãe até Moscovo, a milhares de quilómetros, para poder ingressar na Universidade. Contudo, naquele tempo, o acesso à Universidade era negado aos siberianos. Em 1850, chega a São Petersburgo levado pela crença da mãe no seu valor. Consegue ser admitido num colégio de formação de maestros. Em 1859, muda-se para Heidelberg onde, durante dois anos, trabalha e desenvolve as suas próprias ideias. Sobrevive aceitando variados cargos de professor. Em 1867, foi nomeado professor na Universidade de São Petersburgo, onde lecionou até à sua renúncia em 1890, por contestação às suas ideias políticas demasiado liberais. No entanto, o seu valor como químico já era incontestável.
Em 1869 publicou a sua primeira Tabela Periódica dos Elementos Químicos, mas o seu trabalho não recebeu crédito antes de 1875. Hoje em dia, o seu trabalho continua a ser a base da Tabela Periódica e, embora possa ter sido melhorado, não foi invalidado.
Fontes: Infopédia
wikipedia (imagens)
    Dmitri Mendeleev em 1897

    Uma versão da tabela periódica de Mendeleev, da primeira edição inglesa do seu livro de texto (1891, baseada na 5.ª edição russa)
    182º Aniversário de Dmitrij Mendelejew
    Homenagem google a Dimitri Ivanovich Mendeleiev 

Sem comentários:

Enviar um comentário