quarta-feira, 30 de março de 2016

30 de Março de 1922: Gago Coutinho e Sacadura Cabral partem de Lisboa para a primeira travessia aérea do Atlântico Sul

A primeira travessia aérea do Atlântico Sul foi concluída com sucesso pelos aeronautas portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, a 17 de Junho de 1922, no contexto das comemorações do Primeiro Centenário da Independência do Brasil. A épica viagem teve início em Lisboa, ao largo da Torre de Belém, às 16:30h de 30 de Março de 1922, empregando um hidroavião mono motor Fairey F III-D MkII, especialmente concebido para a viagem e equipado com motor Rolls-Royce. Sacadura Cabral exercia as funções de piloto e Gago Coutinho as de navegador. Este último havia criado, e empregaria durante a viagem, um horizonte artificial adaptado a um sextante a fim de medir a altura dos astros, invenção que revolucionou a navegação aérea à época. Embora a viagem tenha consumido setenta e nove dias, o tempo de voo foi de apenas sessenta e duas horas e vinte e seis minutos, tendo percorrido um total de 8.383 quilómetros.

Em 1991, um monumento da autoria dos arquitectos Martins Bairrada e Leopoldo Soares Branco e do escultor Domingos Soares Branco, é inaugurado próximo da Torre de Belém. Consiste numa réplica exacta em inox de um dos hidroaviões que fez a viagem, o Santa Cruz, tendo no seu interior os bustos, em tamanho natural, dos dois aviadores.
wikipedia (Imagens)
Ficheiro:Gago Coutinho e Sacadura Cabral.jpg
Gago Coutinho (dir.) e Sacadura Cabral (esq.) a bordo do "Lusitânia", 1922
Ficheiro:Vuelo Gago Coutinho y Sacadura Cabral.svg
Rota da primeira travessia aérea do Atlântico Sul
Ficheiro:Tr aerea atl sul 2.jpg
Homenagem à travessia: réplica em aço do "Santa Cruz" (Belém, Lisboa)





1 comentário:

  1. Muito esquecidos, estes e muitos outros.
    Os heróis hoje são os futebolistas em 1º lugar, as figuras da televisão, os gestores bem remunerados, estes invejados mas venerados pelas fortunas que obtêm com o seu pseudo trabalho.

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