domingo, 3 de abril de 2016

03 de Abril de 1922: Estaline é eleito secretário-geral do Partido Comunista da URSS

Poucos políticos ampliaram o seu poder de forma tão despercebida como José Estaline. No início de 1922, mal era conhecido na Rússia. Já nessa época, ocupava quatro cargos no Partido Comunista. Lenine, líder do governo revolucionário, criticava a lentidão do processo pós-revolucionário e sugeriu ao politburo a escolha de um secretário-geral para coordenar as actividades no partido. Estaline foi candidato único.
As suas responsabilidades no cargo eram mais burocráticas que políticas. Ele tinha que coordenar a organização de todo o aparato partidário. Os conhecidos e destacados bolcheviques da época viam nisso uma tarefa incómoda. Eleito no dia 3 de Abril de 1922, Estaline foi incumbido de mediar os interesses entre a liderança do partido e os correligionários. No princípio, ninguém viu nele um concorrente ao poder.
Ninguém acreditava que as ambições de Estaline os afectasse. Ele, entretanto, foi conquistando espaço, pouco a pouco, quase sem ser percebido. Dois meses depois da eleição de Estaline, Lenine sofreu o seu primeiro derrame cerebral e o secretário-geral foi incumbido pelo partido de preparar uma nova Constituição, que ligasse mais a Federação das Repúblicas Socialistas a Moscovo. O tratamento que deu aos povos não russos era severo. Na Geórgia, a sua república de origem, ele não permitiu a manutenção de uma identidade própria.
Enfermo, Lenine ouvia apenas as versões passadas por Estaline. Depois de recuperado, entretanto, teve de ouvir as queixas dos habitantes da Geórgia. Até Leon Trotski, organizador e comandante-em-chefe do Exército Vermelho, acusou Estaline de bloquear o trabalho do partido. As dúvidas de Lenine quanto ao secretário-geral começaram a aumentar.
Enquanto se recuperava de um segundo derrame, sugeriu no seu testamento político que os companheiros encontrassem uma maneira de substituir Estaline por alguém mais tolerante, leal, cortês e atencioso.
Lenine considerava o companheiro político muito perigoso e queria sugerir a sua substituição no Congresso do Partido. Isso, entretanto, não chegou a acontecer, pois Lenine não se recuperou do quarto derrame, morrendo em 1924. Enquanto isso, Estaline ascendera para a segunda força política na Rússia, conseguindo eliminar o seu principal crítico no partido, Leon Trotski.
Ao completar 50 anos, em 1929, Estaline havia conseguido fazer do cargo de secretário-geral a principal função política na União Soviética. Em 1941, pouco antes da invasão dos alemães, nomeou-se chefe do governo, assumindo oficialmente a liderança política.
Fontes: DW
wikipedia (imagens)
Cartaz de propaganda a Estaline
Estaline, Lenine e Kalinin, em 1919 Ficheiro:Stalin-Lenin-Kalinin-1919.jpg


Sem comentários:

Enviar um comentário