quinta-feira, 12 de maio de 2016

12 de Maio de 1820: Nasce Florence Nightingale, precursora da enfermagem moderna

Figura inglesa da Medicina, Florence Nightingale nasceu a 12 de Maio de 1820, em Florença, na Itália, e faleceu a 13 de Agosto de 1910, em Londres. Ficou famosa pelos serviços prestados aos feridos da guerra da Crimeia, em 1854-1855. Inspirou também a criação da Cruz Vermelha Internacional. Na capital inglesa estudou Medicina e Cirurgia.
Em 1854 partiu para o Oriente, com mais quarenta companheiras voluntárias, com o fim de se juntar aos hospitais militares ingleses. Em Balaklava organizou o serviço hospitalar, do qual foi nomeada directora. Entretanto, foi atacada pela cólera, mas mesmo assim recusou-se a regressar à terra natal.
Quando regressou ao seu país, assumiu um papel importante ligado à saúde pública, na direcção de uma instituição de preparação e formação de enfermeiros. Adquiriu notoriedade com questões relacionadas com a medicina, a protecção à infância, a formação e edificação moral de enfermeiras e amas. Em 1907, foi-lhe concedida uma Ordem de Mérito. Um ano depois, a 16 de Março, a Câmara Municipal de Londres elevou-a a cidadã honorária.
Até à sua morte, fundou e inspirou um conjunto de instituições. Para além das suas actividades como médica e formadora, não deixou de escrever e narrar as suas memórias e experiências em prol da saúde pública, que fizeram doutrina e se tornaram referenciais na área. Deixou as seguintes obras: Notas sobre assuntos respeitantes à saúde e eficácia da administração hospitalar do exército inglês; Notas sobre hospitais; Notas sobre os cuidados a dispensar aos doentes.
Florence Nightingale. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012.
wikipedia (Imagens)
Ficheiro:Florence Nightingale CDV by H Lenthall.jpg
Florence Nightingale por volta de 1850
File:Nightingale receiving the Wounded at Scutari by Jerry Barrett.jpg

Nightingale atende os feridos em Scutari -Jerry Barrett


Sem comentários:

Enviar um comentário