domingo, 5 de junho de 2016

05 de Junho de 1723: Nasce o economista Adam Smith, fundador da moderna teoria económica, autor de "Inquérito à Causa e Natureza da Riqueza das Nações".

Defendendo o valor do interesse individual para garantir o interesse público, Adam Smith criou, na sua "A Riqueza das Nações", o conceito de "mão invisível do mercado", fundamental para a doutrina do liberalismo.

Filho de um fiscal da alfândega, Adam Smith fez os seus primeiros estudos em Kirkcaldy , a sua cidade natal. Aos 14 anos, ingressou na Universidade de Glasgow, onde se formou em 1740 e conseguiu uma bolsa de estudos para a Universidade de Oxford, onde estudou filosofia.

Seis anos depois, retornou à Escócia e tornou-se conferencista público em Edimburgo. Adquiriu reconhecimento como filósofo, o que lhe proporcionou ser professor de lógica na Universidade de Glasgow, em 1751. No ano seguinte, passou a leccionar filosofia moral, cadeira pleiteada alguns anos antes, sem sucesso, pelo filósofo David Hume.

Nessa época, travou  relações com nobres e altos funcionários, frequentando a sociedade de Glasgow e, em 1758, foi eleito reitor da Universidade. O seu primeiro trabalho, "A Teoria dos Sentimentos Morais", foi publicado no ano seguinte.

Por intermédio do político Charles Townshend, foi convidado para o cargo de tutor do duque de Buccleuch. Em 1763, Adam Smith renunciou ao seu posto na Universidade de Glasgow e mudou-se para  França. Passou quase um ano na cidade de Toulouse e depois foi para Genebra, onde se encontrou com o filósofo Voltaire.

Já em Paris, Adam Smith pode frequentar os salões literários e travou contacto com os filósofos iluministas. Um incidente com um irmão do seu pupilo, no entanto, obrigou Adam Smith a ir para Londres, onde passou a residir.

Em 1767, Smith retornou a Kirkcaldy, onde iniciou a elaboração e revisão de sua célebre teoria económica. Passou mais três anos em Londres, onde o seu livro foi concluído. "Uma Investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações" foi publicado em 1776, tornando-se um dos mais influentes livros de teoria moral e económica do mundo. As teorias formuladas em "A Riqueza das Nações" lançaram as bases do liberalismo, como a teoria da livre concorrência e o conceito de livre mercado.

Depois da publicação do livro, tornou-se comissário da alfândega na Escócia, o que lhe garantiu bons proventos. Reconhecido e considerado pelos  seus contemporâneos, Adam Smith morreu em 1790, aos 67 anos.
wikipedia (imagens)

Adam Smith

A Riqueza das Nações - Adam Simth

Sem comentários:

Enviar um comentário