quarta-feira, 8 de junho de 2016

08 de Junho de 1867: Nasce o Arquitecto Frank Lloyd Wright

Arquitecto norte-americano, nascido a oito de Junho de 1867 e falecido a  nove de Abril de 1959, é indiscutivelmente a personalidade mais influente na arquitectura dos EUA, seja na construção residencial, seja na monumental. Um dos conceitos centrais da sua obra é o de que o projecto deve ser individual, de acordo com a sua localização e finalidade. No início de sua carreira, trabalhou com Louis Sullivan, um dos pioneiros em arranha-céus da Escola de Chicago. Responsável por mais de mil projectos, dos quais mais de quinhentos construídos, Wright influenciou os rumos da arquitectura moderna com suas ideias e obras e é considerado um dos arquitectos mais importantes do século XX. Tornou-se famoso por ter sido o criador da "arquitectura orgânica", conceito que teorizou por diversas vezes e que preside a construções onde se pretende criar uma harmonia entre os seus habitantes e o ambiente que as rodeia. De entre as suas inúmeras obras destacam-se a Unity Church de Oak Park ,o Museu Guggenheim de Nova Iorque e a Casa da Cascata.

Ficheiro:Frank Lloyd Wright LC-USZ62-36384.jpg
Frank Lloyd Wright - 1926
Algumas das obras de Wright:
Arquivo: Oak Park Il Unity Temple9.jpg
Unity Church de Oak Park 

Museu Guggenheim de Nova Iorque







A Casa da Cascata

Considerada uma das mais famosas casas do mundo, a Casa da Cascata ( Fallingwater house) ou Casa Kaufmann (nome da família de seu primeiro proprietário) é uma residência localizada, em Bear Run,  no Estado da Pensilvânia nos EUA.
O edifício foi desenhado em 1934 por Frank Lloyd Wright (considerado um dos pioneiros da arquitectura moderna nos Estados Unidos e principal representante do funcionalismo orgânico) e construída em 1936. A sua principal característica é o facto de ter sido erguida parcialmente sobre uma pequena queda de água, servindo-se dos elementos naturais ali presentes (como pedras, vegetação e a própria água) como constituintes da composição arquitectónica. Assim como várias outras obras de Wright, foi construída com materiais experimentais para a época.
O proprietário era o homem de negócios Edgar Kaufmann (pai), cujo filho Edgar, fora aluno de arquitectura de Wright. Foi construída no meio dum bosque, no interior duma propriedade da família. Originalmente utilizada como residência de veraneio da família, a casa é hoje um museu.
Fontes: Frank Lloyd Wright. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. 
wikipedia (Imagens)


Arquivo: FallingwaterWright.jpg
Fallingwater
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário