quarta-feira, 15 de junho de 2016

15 de Junho de 1843: Nasce o compositor norueguês Edvard Grieg

Edvard Hagerup Grieg (Bergen, 15 de Junho de 1843 — Bergen, 4 de Setembro de 1907) é o compositor norueguês mais conhecido, um dos mais célebres do período romântico. As suas peças mais conhecidas são a suíte sinfónica Holberg, o concerto para piano e a suíte Peer Gynt.

Como outros grandes compositores, Edvard Grieg demonstrou desde muito novo um excepcional talento musical. Começou a sua aprendizagem com a mãe, Gesine, aos seis anos de idade. Na adolescência, foi influenciado por Mozart, Weber e Chopin.  As suas primeiras composições datam de 1857. No Verão de 1858, Grieg conheceu o legendário violinista Norueguês Ole Bull, que foi amigo da família e cunhado de Gesine. Bull descobre o talento do rapaz de 15 anos e convence os seus pais a deixarem-no estudar no Conservatório de Leipzig. Em 1863, Grieg fez uma visita a Copenhaga e permaneceu ali três anos. Conheceu então aos compositores Dinamarqueses J. P. E. Hartman e Niels Gade. Também conheceu o compositor norueguês  Rikard Nordraak (compositor do Hino nacional da Noruega) que foi uma fonte de inspiração para Grieg. Nordraak morreu pouco depois, Grieg compôs em sua honra uma marcha fúnebre. Grieg tinha laços próximos com a Orquestra Filarmónica de Bergen  e foi director Musical da orquestra desde 1880 até 1882. 
Grieg é considerado um compositor nacionalista, reflectindo a inspiração da música folclórica norueguesa. Os seus primeiros trabalhos incluem uma “Sinfonia em Dó menor” e uma “Sonata para piano em Mi menor Op. 7”. Também escreveu três sonatas para violino e piano, e muitas pequenas obras para piano — por isto alguns  designaram-no o Chopin do Norte —, com frequência inspirado em danças e canções populares da Noruega, os fiordes e paisagens do seu país.
Edvard Grieg faleceu em 1907, aos 64 anos de idade, no hospital de Bergen, vítima de uma doença crónica nos pulmões.  Entre as obras mais conhecidas encontramos a Suíte Holberg  e também a composição da música para a obra de Henrik Ibsen, Peer Gynt.


Fonte: Enciclopédia Encydia




Sem comentários:

Enviar um comentário