quinta-feira, 16 de junho de 2016

16 de Junho de 1963: Primeira viagem espacial de uma mulher, a astronauta Valentina Tereshkova

Valentina Vladimirovna Tereshkova (Maslennikovo, 6 de Março de 1937) foi a primeira cosmonauta da história e a primeira mulher a ir ao espaço, em 16 de Junho de 1963.
Em 1962, ela foi admitida como cosmonauta, junto a mais quatro mulheres, sendo a única que acabou indo ao espaço. Valentina era especialista em paraquedismo, considerado condição fundamental para o voo, já que a nave Vostok operava automaticamente, dispensando pilotagem, mas o ocupante era ejectado dela após a reentrada, pousando com um pára-quedas pessoal.
Em Junho de 1963, a União Soviética colocou duas naves simultaneamente no espaço, sendo que a primeira foi conduzida por Valery Bykovsky, que bateu o recorde de resistência no espaço, quando completou uma missão de cinco dias. Valentina voou na nave Vostok 6, lançada de Baikonur a 16 de Junho, tornando-se a primeira mulher no espaço. Ela completou 48 órbitas ao redor da Terra, no total de 71 horas, quase três dias.
Valentina teve problemas na descida. Quando ejectada da Vostok VI, esteve próxima de cair dentro de um lago, e ela narra nas suas memórias que se isso acontecesse talvez não conseguisse sobreviver, sem forças para nadar até à borda. Mas um forte vento mudou a direcção do pára-quedas e Valentina caiu em terra. Mesmo assim, o impacto foi forte e ela ficou com uma grande mancha roxa no nariz, que bateu no capacete, sendo obrigada a usar  maquilhagem bastante forte nos dias seguintes quando realizou várias aparições públicas oficiais.
Ao realizar o primeiro voo espacial feminino, Valentina recebeu as duas principais condecorações do país, Herói da União Soviética e a Ordem de Lenine. Ela também foi presidente do comité das mulheres soviéticas e tornou-se membro do Soviete Supremo.
wikipedia (Imagens)





Ficheiro:Soviet Union-1963-Stamp-0.10. Valentina Tereshkova.jpg

Selo da URSS em homenagem a Valentina  Tereshkova 


Sem comentários:

Enviar um comentário