quinta-feira, 28 de julho de 2016

28 de Julho de 1794: Maximilien de Robespierre é executado na guilhotina

Maximilien François Marie Isidore de Robespierre (6 de Maio de 1758 — 28 de Julho de 1794), advogado e político francês, foi uma das personalidades mais importantes da Revolução Francesa.

Em Abril de 1789 Robespierre tornou-se deputado pelo Terceiro estado da região de Artois. Revelou-se um grande orador. Em Abril de 1790, tornou-se membro do Clube dos Jacobinos, a ala mais radical dos revolucionários. A partir daí, adquiriu notoriedade e passou a estar intimamente associado aos acontecimentos da Revolução Francesa.

Em 1791 Robespierre foi um dos principais líderes da insurreição popular do Campo de Marte. Depois da deposição da família real, em 1792, Robespierre aderiu à Comuna de Paris e tornou-se um dos chefes do governo revolucionário. Combateu então a facção dos girondinos, menos radicais.

Robespierre foi um dos contestatários que pediu a condenação de Luís XVI, guilhotinado a 21 de Janeiro de 1793. Entretanto foi instaurado o regime do "Grande Terror" - o auge da ditadura de Robespierre.

Em 1794, Robespierre mandou executar Danton, o revolucionário que propunha um rumo mais moderado para a revolução. Danton gozava de grande popularidade e ousara falar na reconciliação nacional.

No dia 27 de Julho, numa sessão da Convenção Robespierre foi afastado do poder, ficou ferido e teve que fugir. Foi detido, na companhia do seu irmão e de alguns seguidores. Ainda foram libertados por militares que lhe eram fiéis, mas, quando a Convenção mandou outros soldados para os confrontar, as forças fiéis a Robespierre desertaram. Alguns dos fugitivos suicidaram-se para evitar serem detidos. Robespierre terá tentado dar um tiro na cabeça, mas apenas conseguiu destroçar a mandíbula inferior. Foi colocado na mesma cela onde tinha permanecido Maria Antonieta.
Maximilien de Robespierre foi guilhotinado em Paris no dia 28 de Julho de 1794, sem ter sido julgado, juntamente com o seu irmão Augustin de Robespierre (também membro da Junta de Salvação Pública) e dezassete dos seus colaboradores durante o golpe de 9 do Termidor, dentre eles, s dois dos seus grandes amigos, companheiros desde o início de sua jornada, Saint-Just e Couthon.
wikipedia (Imagens)
 File:Labille-Guiard Robespierre.jpg
Maximilien Robespierre - Pierre Roch Vigneron

Ficheiro:Arrestation de Robespierre.jpg
Prisão de Robespierre
Arquivo: Execução Robespierre, Saint Just .... jpg
Execução de Robespierre e dos seus partidários - Autor desconhecido

1 comentário: