sexta-feira, 5 de agosto de 2016

05 de Agosto de 1850: Nasce o escritor francês Guy de Maupassant, autor de "Une Vie", "Bel-Ami" e "O Horla".

Henry René Albert Guy de Maupassant nasceu a 5 de Agosto de 1850 em Fécamp, na Normandia e faleceu a 6 de Julho de 1893. Foi escritor, poeta e um dos maiores contistas de todos os tempos. A sua obra é conhecida por retratar situações psicológicas e fazer crítica social com técnica naturalista.

Maupassant teve uma infância e uma juventude aparentemente felizes no campo, em companhia da mãe, uma mulher culta e depressiva, que foi abandonada pelo marido.

Na década de 1870, ele foi viver para Paris, onde se afirmou como contista e teve contacto com os grandes escritores realistas e naturalistas da época. Gustave Flaubert tomou-o sob sua protecção e actuou como uma espécie de tutor literário, guiando a sua estreia no jornalismo e na literatura. Foi na casa de Flaubert que conheceu Émile Zola e o romancista russo Ivan Turgenev.
Entre 1875 e 1885, produziu a maior parte dos seus romances e contos. Escreveu pelo menos 300 histórias curtas, muitas das quais algumas se tornaram mundialmente conhecidas, como Bola de SeboO ColarUma Aventura ParisienseMademoiselle FifiMiss Harriett e O Horla.

Maupassant talvez tenha sido, nos últimos anos do século XIX, o escritor mais lido no mundo.

Rico e famoso, ele teve muitos casos amorosos, mas a sífilis  atormentou-o durante  mais de uma década, ocasionando-lhe pesadelos, angústia e alucinações. Em 1892, Guy de Maupassant tentou o suicídio. Morreu, porém, no ano seguinte, num manicómio, aos 43 anos de idade, em consequência de complicações da sífilis. Foi enterrado no cemitério de Montparnasse, em Paris.
Fontes:Guy de Maupassant. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013.
http://educacao.uol.com.br
wikipedia (Imagens)

Arquivo: Maupassant 7 ans.jpg
Guy de Maupassant com 7 anos de idade

Ficheiro:Maupassant 2.jpg
Guy de Maupassant por Felix Nadar
Arquivo: MademoiselleFifi.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário