terça-feira, 9 de agosto de 2016

09 de Agosto de 117: Morre o Imperador Trajano

Marco Úlpio Nerva Trajano nasceu em Itálica (actual Santiponce), na Bética, no sul da Hispânia, perto de Híspalis (depois Sevilha) a 18 de Setembro de 53 d.C. Foi imperador romano de 98 a 117. Durante a sua administração, o Império Romano atingiu a sua maior extensão territorial graças às conquistas do leste.  Filho de uma família nobre, recebeu formação militar e conquistou muito prestígio ao comandar algumas importantes campanhas. Aos 38 anos de idade foi nomeado cônsul romano e adoptado pelo imperador Nerva como seu sucessor.
Trajano, homem de prestígio, recebeu muito apoio quando Nerva faleceu. O novo imperador era muito eficaz como administrador, facto reconhecido pelo senado que o apoiou da forma necessária para permitir que reorganizasse o império. Foi o responsável por recuperar a agricultura e o comércio e, mesmo reduzindo a carga tributária, foi capaz de promover importantes obras.
Trajano  destacou-se internamente como grande imperador, mas também foi notável para a expansão romana. Liderou muitas conquistas militares e territoriais que levaram Roma à sua máxima extensão. O seu propósito era o de conquistar terras ainda mais distantes, todavia problemas de logística e de saúde não permitiram as investidas. No início do século II, o exército de Trajano derrotou os dácios e, apesar disso, o imperador romano manteve o líder daquele povo no poder, com o cargo de procurador da Dácia. Trajano ainda tentou manter uma relação cordial, mas o líder dos dácios preferiu iniciar uma nova guerra contra os romanos, erro que foi fatal. Trajano não teve piedade da segunda vez, derrotou os dácios e mandou decapitar o seu governante. Já em 113, foi a vez da vitória contra os partos.
Trajano foi o primeiro imperador romano que não era de Roma, era da Hispânia. Ainda assim, é considerado por muitos como o melhor imperador romano de todos os tempos. Deixou como legado uma Roma restaurada arquitectonicamente e reformada em vários aspectos. Era um grande chefe militar, o qual proporcionou ao império a sua maior expansão territorial. No final da sua vida, adoptou o seu sobrinho Adriano, que se tornou seu sucessor. O fim do seu governo foi muito profícuo em guerras, e foi quando retornava de uma batalha perto do Mar Negro que Trajano faleceu, provavelmente de ataque cardíaco, no dia 9 de Agosto de 117.
Fontes: Trajano. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. 
wikipedia (Imagens)

 Ficheiro:Trajan-Xanten.JPG
Imperador Trajano

Arquivo: Traianus Glyptothek Munique 72.jpg
Busto de Trajano - Glyptothek, MuniqueArquivo: Traianus.jpg 027
Denário de Trajano


Sem comentários:

Enviar um comentário