segunda-feira, 19 de setembro de 2016

19 de Setembro de 86: Nasce o Imperador Antonino Pio

Antonino Pio de nome completo Titus Aurelius Fulvius Boionius Arrius Antoninus Pius (19 de Setembro de 86 d.C. — 7 de Março de 161), foi imperador romano de 138 a 161. Nasceu em Lanúvio, Lácio e sob a sua administração o Império Romano atingiu o apogeu, num período sem inovações, mas de grande prosperidade e equilíbrio. Oriundo da nobreza, foi cônsul, governador da província da Ásia e conselheiro de Adriano, que o adoptou e designou como seu sucessor. Quando Adriano morreu, convenceu o Senado a atribuir-lhe honras divinas, o que lhe teria valido o cognome Pio. Estabeleceu reformas  na justiça, abrandando os rigores da legislação e administrou habilmente as finanças. Uma rebelião na Bretanha levou-o a construir ali um muro de defesa, para reforçar o erguido por Adriano e garantir o domínio romano na região. As revoltas na Bretanha, Mauritânia, Judeia, Egipto e Dácia revelaram os primeiros sinais de fraqueza do império, mas não chegaram para abalar a segurança. 
Antonino Pio casou-se por volta de 110 - 115 com Ânia Galéria Faustina a Maior. Faustina era a filha de cônsul Marco Ânio Vero Rupília Faustina (meia-irmã da imperatriz romana Víbia Sabina por parte da mãe, Matídia). Faustina foi uma formosa mulher, conhecida em Roma pela sua sabedoria. Passou toda a sua vida ao cuidado dos desfavorecidos. Antonino Pio foi um dos poucos imperadores que  enfrentou as crises do seu governo sem sair da Itália, tratando os assuntos bélicos provinciais através de governadores ou por meio de cartas a cidades como Éfeso.
O seu nome foi dado à dinastia iniciada por Nerva, em que a sucessão se fazia por adopção. Sucedeu-lhe, após sua morte em Lório, na Etrúria,  Marco Aurélio.
wikipedia (Imagens)


Arquivo: Antonino Pio BM Sc1463.jpg
Busto de Antonino Pio
Arquivo: Antonino Pio Glyptothek Munich 337 cropped.jpg


Busto de Antonino Pio- Glyptothek , Munique 
Ficheiro:Sesterius-Antoninus Pius-Italia-RIC 0746a.jpg
Sestércio de Antonino Pio com a personificação da Itália

Arquivo: Sbeitla 04.jpg
Arco de Antonino Pio em Sbeitla, Tunísia

Sem comentários:

Enviar um comentário