domingo, 25 de setembro de 2016

25 de Setembro de 1513 : O explorador espanhol Vasco Núñez de Balboa "descobre" o Oceano Pacífico

Vasco Núñez de Balboa foi um explorador e fidalgo espanhol. Nasceu em Jerez de los Caballeros, em Badajoz em  1475 e faleceu em Acla, no Panamá, a  21 de Janeiro de 1519. Orientado por Rodrigo de Bastidas numa das suas viagens às Américas tornou-se célebre por ser considerado o descobridor do Pacífico.
Balboa pertencia a uma família nobre empobrecida, e quando  tinha 26 anos alistou-se na expedição de Rodrigo de Bastidas para a América, cruzando a costa da Colómbia moderna.
Em 1511, Nuñez de Balboa obteve o cargo de governador no Novo Mundo. Movido pelo propósito de descobrir o mar de que falavam os indígenas, aventurou-se continente adentro, num périplo de mais de 30 dias que culminou numa das maiores façanhas da história das conquistas espanholas na América, o descobrimento do Mar do Sul, nome que deram ao actual Oceano Pacífico. Foi a 25 de Setembro de 1513 que Vasco Núñez de Balboa "descobriu" o Oceano Pacífico. Reza a lenda que terá subido a um monte indicado pelos índios apenas na companhia do seu cão Leoncito, tornando-se no primeiro europeu a avistar o maior Oceano da Terra. Depois de tomar posse do mar em nome da Espanha, Balboa e os seus homens retornaram a Darien em Janeiro de 1514.

wikipedia (Imagens)
File:Balboa.jpg
Ficheiro:Balboa südsee.jpg
Balboa reivindicando a posse do Mar do Sul
Ficheiro:Balboa Voyage 1513.PNG
Viagem  de Balboa em 1513

Sem comentários:

Enviar um comentário