segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Análise da obra: "A Aula de Dança", de Edgar Degas


A composição intitulada A Aula de Dança, faz parte das obras-primas do pintor impressionista Edgar Degas e inclui-se numa série de pinturas com o mesmo tema.
Edgar Degas tinha uma verdadeira fixação por bailarinas, das suas 2000 obras, mais de metade dos seus óleos, pastéis e esculturas retratam as jovens bailarinas do corpo de ballet da Ópera de Paris. Desde o ano de 1870 Degas pintou obsessivamente cenas de bailarinas enquanto elas estavam no palco durante uma apresentação, nos ensaios e em momentos de descanso.
Esta composição, tal como muitas outras do artista, é influenciada pelas gravuras japonesas muito em voga na altura, (Degas, Van Gogh entre outros sentiram grande fascínio pela pintura oriental que estava a ser introduzida na Europa). Na composição A Aula de Dança, um grupo de bailarinas faz um semicírculo em volta do professor, enquanto este dá explicações à aluna que se encontra à sua frente. O rosto da jovem expressa o seu estado de concentração, numa postura de ballet clássico. As demais alunas aproveitam para descansar ou para treinar alguns passos. Elas usam faixas com cores vivas e fitas pretas no pescoço. Degas traz a ilusão de movimento na pintura, ao individualizar as bailarinas, que se encontram em diferentes posturas e gestos. É interessante notar a mestria do pintor ao criar a ilusão de profundidade, como ao pintar tábuas diagonais, com as suas nítidas linhas pretas, e as colunas verticais de mármore preto.
No fundo da sala, um grupo de mães observa as filhas, enquanto as jovens mostram-se à vontade e esperam pela sua vez para serem avaliadas pelo professor de ballet aqui retratado, Jules Perrot. Monsieur Perrot foi um dos mais talentosos bailarinos da sua geração e um célebre coreógrafo.

A pincelada impressionista é evidente na janela ao fundo, através do qual se tem uma vista de Paris. Esta obra é um óleo sobre tela e pode ser apreciada no  Musée d'Orsay em Paris .

wikipedia (imagens)



Resultado de imagem para la classe de danse edgar degas
Jules Perrot em 1850


Sem comentários:

Enviar um comentário