sábado, 1 de outubro de 2016

01 de Outubro de 1908: O Ford T, primeiro automóvel produzido em série, começa a ser vendido nos EUA.

No dia 1 de Outubro de1908 Henri Ford lançou o automóvel Modelo T, que estava a ser preparado desde 1906 na secção de design da Ford Motor Company, empresa que viria a mudar os Estados Unidos da América para sempre. Com o fabrico do Ford T surgiu pela primeira vez a produção em série.O "pai" deste modelo, que viria a atingir uma velocidade máxima de 70 km/hora, desenvolveu um conceito para o Ford T que tinha como condição permitir uma condução fácil, segura e resistente.
O Ford T funcionava"com qualquer tipo de combustível: se se acabava a gasolina, os resíduos que ficavam no depósito podiam ser misturados com petróleo ou álcool, isto é, combustíveis disponíveis em qualquer drogaria. O óleo de que o motor necessitava (...) podia ser qualquer lubrificante que estivesse à mão. (...) Se se verificasse uma avaria grave, o arranjo não saía caro: qualquer comerciante de máquinas agrícolas era capaz de reparar o Ford T.
O lançamento deste automóvel veio também democratizar o setor, permitindo a um maior número de pessoas o acesso ao automóvel - o modelo T vendeu mais de 15 milhões de unidades.
Contudo, viria a perder terreno para automóveis mais potentes e luxuosos. Em meados de 1927, foi anunciado o fim da produção do Ford T, tendo a fábrica sido encerrada durante cerca de seis meses, que, ironicamente, ainda não estavam a trabalhar num novo modelo.
Ford T. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013.
Cadernos de História A, Porto Editora
wikipedia (Imagens)








Linha de montagem da Ford




File:Ford assembly line - 1913.jpg





















File:1908 Ford Model T.jpg


Publicidade ao Ford T
Ficheiro:TModel launch Geelong.jpg




Sem comentários:

Enviar um comentário