quinta-feira, 6 de outubro de 2016

06 de Outubro de 1889: É inaugurado o Moulin Rouge, em Paris

Fundado em 1889 pelos empresários Joseph Oller e Charles Zidler, o Moulin Rouge (Moinho Vermelho) surgiu com o objectivo de atrair a elite parisiense para a região de Montmartre, um bairro marginalizado na época. Os proprietários encontraram nos frou-frous das saias das dançarinas, na música contagiante e nos passos do cancan a atracção inovadora e envolvente que buscavam para caracterizar e promover o cabaret na cidade.


Há mais de cem anos que o Moulin Rouge é lugar de "visita obrigatória" para muitos turistas. O Moulin Rouge continua a oferecer na actualidade uma grande variedade de espectáculos para todos aqueles que querem evocar o ambiente boémio da Belle Époque e que ainda está presente no interior da sala de espectáculos.
A sala, as bailarinas e os seus frequentadores constituíram um dos temas preferidos na obra do pintor Henri de Toulouse-Lautrec. A grande  estrela do Moulin Rouge  no início do século XX , foi a bailarina  Mistinguett.


Como todo estabelecimento artístico, o Moulin Rouge passou ao longo da sua trajectória por inúmeros momentos de glória e fracasso. No entanto, logrou transformar-se num dos símbolos da história de Paris, inspirando a produção de dois filmes (os homónimos "Moulin Rouge", um de 1952, dirigido por John Huston e o mais recente, de 2001, dirigido por Baz Luhrmann, com Nicole Kidman e Ewan McGregor no elenco) e pintores como Henri de Toulouse-Lautrec. É um dos poucos lugares que, durante mais de 120 anos, mantém o estilo e o glamour da época em que foi criado.

wikipedia (Imagens)

File:Toulouse Lautrec 22.jpg
Henri de Toulouse - Lautrec junto a um cartaz do Moulin Rouge, 1892
File:Mistinguett Moulin Rouge.jpg
Mistinguett, uma das mais famosas atracções do Moulin Rouge

O Moulin Rouge em 1900
File:Moulin Rouge 1900.jpg
Ficheiro:Henri de Toulouse-Lautrec 005.jpg
Baile no Moulin Rouge - Henri de Toulouse -Lautrec

Sem comentários:

Enviar um comentário