segunda-feira, 31 de outubro de 2016

31 de Outubro de 1886: Inauguração da Ponte D. Luís I (Porto)

A Ponte Luís I mais conhecida por Ponte D. Luís, teve o seu arco e tabuleiro superior, inaugurados a 31 de Outubro de 1886, dia do aniversário do rei D. Luís I.
Esta ponte sobre o rio Douro teve a sua construção  iniciada em 1881. A estrutura, suportada por arcos de aço,tem dois tabuleiros rodoviários, o superior com cerca de 390 m e o inferior com cerca de 174 m. Os autores doprojecto foram os alunos do engenheiro francês Gustave Eiffel, Artur Maury e Teófilo Seyrig. 
O lançamento dos trabalhos de construção da Ponte Luís I, em 1 de Dezembro de 1881, contou com a presença do rei D. Luís I, da rainha D. Maria Pia, do príncipe D. Carlos, do infante D. Afonso e de diversas autoridades civis e militares do Porto e de Vila Nova de Gaia e decorreu num pavilhão construído no terreiro do mosteiro da Serra do Pilar. 
Pela passagem na ponte de peões, animais e carruagens era devida portagem, estabelecida por portaria, com valores que iam dos 5 réis, para peões, aos 240 réis para carruagens de 4 rodas e carroções.

Esta construção veio substituir a antiga ponte pênsil que existia no mesmo local. A construção da ponte pênsil foiiniciada em Maio de 1841 e esteve a cargo da firma francesa Claranges Lucotte e Cª. Ficou concluída no final de1842, foi testada em Janeiro de 1843 e abriu ao público em Fevereiro do mesmo ano.  Acabou por ser desmontadaem 1887 por não oferecer condições de segurança, tendo sido substituída pela Ponte Luís I. Da ponte pênsil,apenas restam os pilares.
Estranho é a ponte ter o seu nome oficial como Luís I, e não Dom Luís I, como é popularmente conhecida. Há boatos de que o rei não esteve presente na inauguração e, por causa do “acto desrespeitoso”, a população do Porto decidiu retirar o ‘Dom’. Claro que isso é apenas uma lenda. Nos próprios jornais que datam o período da construção, sempre foi referida como “Ponte Luiz I”. Outras construções, como a da ponte Maria Pia (Dona Maria Pia) mostram que as construções que levaram nomes da família real não recebiam o seu título como governantes. 
Fontes:Ponte de D. Luís I. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012.
Wikipedia (imagens)
Memoriasgaienses


Ficheiro:Luis I bridge under construction (1881).jpg
Construção da Ponte Luís I

Ficheiro:Luis I bridge under construction (02) (1881-1886).gif
A Ponte em construção
Ficheiro:Porto. Ponte D. Luís. Tabuleiro central em construção.jpg

Ponte em construção, foto de Emílio Biel

1 comentário:

  1. Uma obra emblemática que liga a cidade do Porto a Gaia. Nos anos 30, dos poucos carros que havia, uma boa parte eram conduzidos pelos seus proprietários que, a maioria das vezes, não estava habilitados a conduzir, (não tinha a carta) para passar a ponte. Nessa altura era necessário ter carta para fazer a travessia. Então, havia por ali uns indivíduos, que faziam esses trabalhos. Cobravam X para cada lado. O mais engraçado, segundo contava o meu pai, é que muitos desses indivíduos também não tinha carta.

    ResponderEliminar