quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul)

Der Blaue Reiter, que na língua portuguesa significa O Cavaleiro Azul, designa um grupo de pintores expressionistas que desenvolveram atividade em Munique, entre 1911 e 1913. Este grupo, criado pelo pintor russo Wassily Kandinsky e pelo alemão Franz Marc, integrava alguns dissidentes da "Nova Associação de Artistas", formada na mesma cidade em 1909. O nome que adotaram para este movimento sintetiza a paixão de Franz Marc pelo cavalo e de Kandinsky pela cor azul.
Os seus principais pontos de interesse eram a arte primitiva, a arte intuitiva infantil, o potencial das associações psicológicas e simbólicas da cor, da linha e da composição, relativamente aos quais foram muito influenciados pela música expressionista, nomeadamente a do compositor Arnold Schoenberg, que também integrava o grupo.
O grupo apresentou uma exposição coletiva em 1911, denunciando, pela diversidade de inspirações e de tendências estéticas dos artistas participantes - Robert Delaunay, Campendonk, Arnold Schoenberg, Macke e Henri Rousseau, entre outros -, a inexistência de um programa ou de uma orientação teórica rígida. Uma das características deste movimento foi precisamente o seu carácter orgânico e aberto e a sua especial preocupação pelos aspetos espirituais da criação artística mais que pelos aspetos formais e linguísticos. Assim, se Kandinsky enveredou por uma via abstrata, Franz Marc manteve-se sempre ligado a uma representação figurativa, ainda que não realista.
Em maio de 1912, foi publicado um primeiro número da revista Blaue Reiter Almanack onde são divulgados importantes ensaios dos seus fundadores e de outros artistas como Kubim, Pechstein e Schoenberg.
Na sua segunda exposição, para além dos artistas que integravam o grupo, figuravam outros pintores de nomeada como Hans Arp, Paul Klee e Kasimir Malevich.
Apesar da sua reduzida longevidade (o grupo dissolveu-se em 1913, nas vésperas da Primeira Guerra Mundial), Der Blaue Reiter foi uma das principais correntes do expressionismo alemão.
Der Blaue Reiter. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013.
wikipedia (Imagens)
 
Almanaque Blaue Reiter

 
Wassily Kandinsky, Der Blaue Reiter (1903)

 

File:Franz Marc 029a.jpg
Franz Marc, The Tower of Blue Horses 1913

Sem comentários:

Enviar um comentário