segunda-feira, 7 de novembro de 2016

07 de Novembro de 1867: Nasce, em Varsóvia, Marie Curie, Prémio Nobel de Física e Prémio Nobel da Química.

Física francesa, Marie Curie nasceu Maria Sklodowska, a 7 de novembro de 1867, em Varsóvia, e morreu a 4 de julho de 1934, perto de Sallanches, em França. Quando Marie nasceu a Polónia ainda fazia parte do Império Russo e Marie foi a quinta e mais nova filha de um casal de professores. A família tinha perdido as suas propriedades e fortuna devido ao envolvimento em sublevações patrióticas polacas que pretendiam a restauração da independência da Polónia, tal facto condenou-os a uma vida difícil.
Marie fez os estudos superiores na Universidade da Sorbonne, em Paris. Nesse contexto, Henri Becquerel propôs-lhe como tema de doutoramento, o estudo das radiações emitidas pelos sais de urânio. No decurso dos estudos, e em conjunto com o seu marido, Pierre Curie, descobriu o fenómeno da radioatividade, a partir de novos elementos que emitiam espontaneamente radiações. Em 1898, o casal conseguiu isolar um novo elemento que foi designado por polónio (nome dado em homenagem ao país de origem de Marie) e meses mais tarde o rádio (Ra).
Em 1903 Becquerel, Marie e Pierre receberam, em conjunto, o Prémio Nobel da Física, pelos seus estudos sobre a radioatividade.
Após a morte do marido, Marie Curie ocupou a cátedra deixada vaga por este, sendo a primeira mulher a ensinar na Sorbonne. Dando seguimento às suas pesquisas na tentativa de isolar o rádio metal, em 1910, obteve uma pequena quantidade de rádio puro no estado metálico. Esta circunstância incitou-a a fundar e dirigir o Instituto de Rádio, em Paris. Por todo o trabalho e investigação laboratoriais desenvolvidos, em 1911 foi-lhe atribuído a título pessoal o Prémio Nobel da Química, sendo o único cientista a receber este prémio por duas vezes. Depois da sua morte foi publicado o livro Radioactivité, em que trabalhou durante vários anos.
A sua filha mais velha, Irene Curie, seguiu o interesse dos pais pelas áreas da física e da química. Em 1935, recebeu o Prémio Nobel da Química, pela obtenção de novos elementos radioativos, juntamente com o seu marido, Frederic Joliot.

Fontes:Marie Curie. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. 
wikipédia (Imagens)
File:Curie-nobel-portrait-2-600.jpg
Marie Curie

File:Pierre and Marie Curie.jpg
Pierre e Marie Curie
File:Marie Pierre Irene Curie.jpg
Pierre, Irène e Marie Curie

Sem comentários:

Enviar um comentário