quinta-feira, 17 de novembro de 2016

17 de Novembro de 1869: Inauguração do Canal do Suez

No litoral sul do Mar Mediterrâneo, na entrada do Canal de Suez, havia uma estátua gigantesca até 1956. Era do francês Ferdinand de Lesseps. Com a cabeça orgulhosamente levantada e a mão direita aberta e estendida, o homem de bronze saudava o vaivém de navios. Milhares de passageiros olhavam deslumbrados para o colosso e pensavam: "Este é o pai do Canal de Suez."
"Eles não sabem que este ídolo não passa de um monumento a uma grande falsificação da história", escreveu em 1940 Nikolaus Negrelli. "Eles não têm ideia de que a planta de construção, segura pela mão esquerda no alto, nasceu de outro cérebro."
Negrelli tinha motivos para se irritar, afinal os planos de construção do Canal de Suez não foram desenhados por Lesseps, mas pelo avô do denunciante, o italiano Alois Negrelli, cavaleiro de Moldelbe, a quem os egípcios não dedicaram nenhum monumento.
Alois Negrelli e Lesseps trabalharam juntos em meados do século XIX  na Comissão Internacional do Suez. Ambos sabiam que na época dos faraós já houvera uma ligação artificial entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho, mas que acabara soterrada pela areia do deserto. Negrelli estava convencido de que um novo canal poderia ser escavado.
Segundo Negrelli, "a ligação dos dois mares através de um canal marítimo era uma necessidade inquestionável não só para o desdobramento do comércio mundial, com o encurtamento do caminho entre a Europa e os países ricos do Oriente no Oceano Índico, mas também para a revitalização do tráfego marítimo na costa do Egipto".
Negrelli morreu antes de poder concretizar os seus planos. Lesseps usou-os. Ele comprou à viúva todas as plantas e apresentou-as como se fossem da sua autoria. No entanto, o engenheiro Lesseps pouco entendia do assunto. As suas virtudes estavam na política, a qual praticava como vice-cônsul da França no Egipto. O astucioso diplomata providenciara a autorização para a obra do canal já em 1854.
O diplomata fundou uma sociedade anónima mas os investidores mostraram-se hesitantes e apenas 75% das 400 mil ações postas à venda foram subscritas. Mesmo assim Lesseps pôde em Abril de 1859 dar início ao empreendimento. A construção foi criticada sobretudo pelos britânicos. 
 Em 1869, o canal estava pronto. A construção demorou o dobro do tempo previsto e custou três vezes mais que o planeado. Na véspera da inauguração, em 16 de Novembro de 1869, realizou-se em Port Said uma grande festa. Nobres de toda a Europa participaram. Nos dias seguintes, eles fizeram oficialmente a viagem inaugural pelo canal. O príncipe herdeiro da Prússia, Frederico Guilherme, estava entre os presentes.
Na inauguração, ninguém falou de Negrelli. O idealizador do canal ficara esquecido. Somente mais tarde a filha do engenheiro foi encontrar papéis importantes, que provavam ter sido o  seu pai, e não Lesseps, quem desenhou os planos para o canal. Ela levou a questão à Justiça. Sentença: Alois Negrelli, cavaleiro de Moldelbe, é o criador do canal. A decisão, porém, não trouxe benefícios para a família do engenheiro italiano. 
Fontes:DW
wikipedia (Imagens)
Ficheiro:Ferdinand de Lesseps.jpgFerdinand de Lesseps
Ficheiro:SuezCanalElGuisr.jpg
Litografia retratando a construção do Canal
Desenho de 1881 do Canal do Suez
File:SuezCanalKantara.jpg
Uma das primeiras travessias, no século XIX

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