terça-feira, 22 de novembro de 2016

22 de Novembro de 1890: Nasce Charles De Gaulle, militar e estadista francês, herói da Resistência e presidente da França.

Militar e estadista francês, Charles André Joseph Marie de Gaulle nasceu a 22 de novembro de 1890, em Lille, e morreu a 9 de novembro de 1970, em Colombey-Les-Deux-Églises. Passou a maior parte da sua infância em Paris, onde também estudou. Aos catorze anos de idade decidiu dedicar-se a uma carreira militar, tendo entrado, em 1908, para a Escola Militar de Saint-Cyr.
como tenente, participou ativamente na Primeira Guerra Mundial, lutando contra os alemães. Foi capturado e feito prisioneiro, sendo libertado apenas em novembro de 1918, por altura do Armistício.
Em 1940, depois de a Alemanha invadir a França, de Gaulle partiu para a Grã-Bretanha. Opositor da política colaboracionista de Philippe Pétain com os alemães e do armistício assinado por este, organizou , entre 1940 e 1944, em Londres, a Resistência francesa na luta contra os nazis.
Após a vitória dos Aliados, foi chefe do governo provisório de 1944 a 1946. Em 1958, face à crise da Argélia, voltou ao poder; adotou um sistema presidencial, mudando a Constituição e fundando a V República Francesa, de que foi o primeiro presidente.
Maio de 68 surgiu como uma oposição por parte da juventude e das forças sociais face ao conservadorismo do regime. De Gaulle reprimiu violentamente esta manifestação, conseguindo vencer as eleições desse mesmo ano. Renunciou todavia ao cargo em 1969, quando a sua política em relação à regionalização e à reforma do Senado foi derrotada em referendo.


Charles de Gaulle. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013.
wikipedia (Imagens)

Ficheiro:De Gaulle-OWI.jpg
Charles de Gaulle


File:De Gaulle - à tous les Français.jpg

Apelo aos franceses para resistirem à ocupação alemã
Líderes da França LivreHenri Giraud e Charles de Gaulle, com Franklin Roosevelt e Winston Churchill, durante a Conferência de Casablanca, em 14 de Janeiro de 1943.

Sem comentários:

Enviar um comentário