quarta-feira, 23 de novembro de 2016

23 de Novembro de 1936: Sai o primeiro número da edição ilustrada da "Life Magazine"

Em 23 de Novembro de 1936, a primeira edição da revista ilustrada Life é publicada, exibindo na capa uma foto da gigantesca barragem Fort Peck.
Originalmente, a primeira versão da revista Life começou a ser publicada no século XIX, em 1883, semanalmente, e já inovava pelo seu humor, de estilo não muito distinto da The New Yorker dos nossos dias, com o uso de caricaturas sarcásticas, contos humorísticos e anedotas, além de temas culturais.
Com a falência da publicação original durante a Grande Depressão, o influente editor norte-americano Henry Luce comprou o título e relançou a revista na versão ilustrada em 1936. À época, Luce já gozava de grande prestígio e sucesso como editor da Time, outra revista semanal de estilo noticioso e opinativo.
Enquanto a missão original da Time era de contar e relatar as notícias, a missão da Life era de mostrá-las, exibi-las. Nas palavras do próprio Luce, a revista fora concebida para possibilitar ao público norte-americano “ver a vida, ver o mundo, testemunhar os grandes eventos (…) ver coisas que ocorreram a milhares de quilómetros de distância (…) ver e sentir-se impressionado, ver e instruir-se”.
Luce deu o tom da publicação ao estampar na capa uma impressionante fotografia da barragem Fort Peck, da autoria de Margaret Bourke-White. A formidável construção tornou-se um ícone dos anos 1930 e uma das principais obras públicas dos EUA na época, completada durante os anos do New Deal do presidente Franklin Roosevelt.
Life alcançou um extraordinário êxito no seu primeiro ano de publicação. Quase da noite para o dia, mudou a forma como as pessoas viam o mundo. Belas fotos e ilustrações brilhantes gravavam na mente dos leitores vívidas imagens, conquistando-os e ao público em geral.
No seu auge, a Life tinha uma circulação de mais de 8 milhões de exemplares, exercendo uma considerável influência na vida dos cidadãos dos Estados Unidos  no começo e meados do século XX.
Tendo o conteúdo fortemente apoiado em imagens e sendo esta a força motriz da sua popularidade, a revista sofreu um baque quando a televisão passou a ser o meio de comunicação predominante da sociedade.
Life deixou de circular como publicação semanal em 1972, quando começou a perder audiência e publicidade para a televisão.
Em 2004, porém, voltou a ser publicada semanalmente, agora como suplemento de jornais dos Estados Unidos.
Fontes: Opera Mundi
wikipedia (imagens)
13
1ª edição da revista (1936) – A barragem Fort Peck
 
 
Imagem relacionada
Capa de 22 de Agosto de 1938

Sem comentários:

Enviar um comentário