domingo, 1 de janeiro de 2017

01 de Janeiro de 1934: A Ilha de Alcatraz torna-se prisão federal dos Estados Unidos

A ilha mais temida na baía de São Francisco foi, durante muito tempo, a ilha-prisão de Alcatraz. A prisão de segurança máxima construída em 1934 foi fechada em 1963.
A ilha de Alcatraz deve o seu nome ao termo espanhol alcatraces, ou seja, pelicanos. É um enorme bloco de rocha de cinco hectares, sem vegetação. Ela foi comprada aos mexicanos em 1847 e sete anos mais tarde abrigou o primeiro farol na costa do Pacífico.
Eternizado em livros e filmes, o nome Alcatraz tornou-se sinónimo de local impossível de se escapar. No início, eram transportados para lá os desertores da Guerra Civil americana. Mais tarde, os que se negavam a prestar serviço militar.
A ilha foi administrada pela Secretaria da Guerra dos EUA até 1934, passando oficialmente então à pasta da Justiça, como prisão de segurança máxima. Embora tão próximos da civilização, a possibilidade de chegar até ela era praticamente impossível.
Em cada cela, de escassos seis metros quadrados, havia uma cama, uma pequena mesa e um vaso sanitário. Os presos raramente podiam ouvir rádio ou ver televisão e recebiam visitas apenas uma hora por mês. A vigilância era total e quem infringisse as duras regras ia para a solitária, uma cela onde se ficava completamente às escuras, 24 horas por dia.
A rotina era fixa: acordar às 6h30, café meia hora depois, seguido de trabalho. Depois vinha o almoço, às 11h40, e mais trabalho. O jantar já era servido às 16h20 e às 21h30 eram apagadas as luzes.
Concebida para cerca de 500 prisioneiros, Alcatraz nunca teve mais de 250 presos, que passavam em média dez anos na ilha. Dos 11576 prisioneiros que passaram pela ilha em 30 anos, 34 tentaram fugir em 14 tentativas diferentes; 23 foram capturados poucas horas depois, seis foram mortos ainda na ilha e cinco são oficialmente dados como desaparecidos. Presume-se que morreram afogados nas águas frias da baía de São Francisco.
Até o mafioso Al Capone passou uma temporada na prisão que foi tema de vários filmes de Hollywood. Alcatraz, Fuga Impossível (1979), realizado por Donald Siegel e protagonizado por Clint Eastwood, é o mais famoso deles e conta a história real dos únicos que conseguiram fugir da prisão, considerada na sua época a mais segura dos Estados Unidos. Trata-se da história de Clarence Anglin, o seu irmão John e Frank Morris, que desapareceram da ilha em 11 de Junho de 1962 e nunca mais foram vistos.
Em 1996, foi a vez de Nicolas Cage e Sean Connery transformarem  Alcatraz em cenário da aventura, A Rocha. Desde 1973 são permitidas visitas turísticas à ilha.
Fontes:DW
wikipedia(imagens)
Alcatraz em 1895
File:AlcatrazIsland-1895.jpg


 File:Alcatraz Island photo D Ramey Logan.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário