quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

26 de Janeiro 1823: Morre o médico britânico Edward Jenner, inventor da vacina da varíola

Edward Jenner nasceu na localidade inglesa de Berkeley, no dia 17 de Maio de 1749. Com apenas treze anos de idade já ajudava um cirurgião em Bristol. Formou-se em Medicina em Londres, e logo em seguida retornou à sua cidade natal, onde realizou experiências relativas à varíola, na época uma das doenças mais temidas pela humanidade.
Ao observar que pessoas que ordenhavam vacas não contraíam a varíola, desde que tivessem adquirido a forma animal da doença, Jenner extraiu o pus da mão de uma ordenhadora que havia contraído a varíola bovina e inoculou-o num menino saudável, James Phipps, de oito anos, em 4 de Maio de 1796. O menino contraiu a doença de forma branda e logo ficou curado. No dia 1 de Julho, Jenner inoculou no mesmo menino líquido extraído de uma pústula de varíola humana. James não contraiu a doença, o que significava que estava imune à varíola. 
A princípio, a experiência não obteve reconhecimento, apesar de, em 1878, Jenner ter publicado a sua pesquisa no livro “An Inquiry into the Causes and Effects of the Variolae Vaccinae, a Disease Known by the Name of Cow Pox".
O reconhecimento no seu país só foi alcançado após médicos de outros países adoptarem a vacinação e obterem resultados positivos. A partir de então, Edward Jenner ficou famoso por ter inventado a vacina.

wikipedia (imagens)

Edward Jenner by James Northcote.jpg
Edward Jenner - Retrato de James Northcote
Edward Jenner aconselha um agricultor  a vacinar a sua família

Sem comentários:

Enviar um comentário