domingo, 5 de fevereiro de 2017

05 de Fevereiro de 1916: Nasce o Dadaísmo

Em 5 de Fevereiro de 1916, foi inaugurado em Zurique o ponto de encontro para artistas "Cabaret Voltaire". Era o início do dadaísmo, uma tendência artística anti burguesa que se baseia no irracional.
"O dadaísmo é o produto da tensão dialética entre os ímpetos redutivo e criativo da actividade artística." Assim o descreve a historiadora de Arte Karin Thomas. Mas é também possível expressar-se de outra forma: "Dada é a vida sem pantufas, é pró e contra a unidade e decididamente contra o futuro", pois "a arte não é séria", proclamava o escritor francês Tristan Tzara.
Tudo começou em 5 de Fevereiro de 1916. Poucos dias antes da Batalha de Verdun, o poeta, anarquista e místico alemão Hugo Ball promoveu a primeira soirée do seu Cabaret Voltaire na parte antiga de Zurique. Ele queria realizar lá o que apelidou de "coisas bonitas".
Ball pediu a artistas plásticos, como Hans Arp, que contribuíssem com objectos de arte, e a poetas, como Tristan Tzara ou Huelsenbeck, que colaborassem com palavras poéticas. Assim, nasceram composições como as três variações sobre um motivo dado, em três línguas. Tratava-se do primeiro poema simultâneo dadaísta com o título: "O almirante tenta alugar uma casa". Humor e nonsense tinham um pano de fundo sério.
A Primeira Guerra Mundial estava às portas. Pintores, poetas, pacifistas, filósofos e músicos de todas as nacionalidades reuniam-se no Cabaret Voltaire, no solo neutro da Suíça. Eles eram contra a sociedade pequeno-burguesa decadente, contra autoridades na política e na Igreja e, de maneira não pouco significativa, contra o aparato da arte estabelecida.

Dada é espatifar aquilo que até então era válido, quer dizer, não mais utilizar a tinta a óleo para pintar, nem empregar a língua do modo como era usada na literatura. A arte deveria ficar ao acaso da natureza.

Por acaso, combinavam-se palavras achadas, letras, sílabas. Como por acidente, produziam-se colagens de cores, materiais, palavras, movimentos e sons. Como que acidentalmente, nasceu o nome Dada, ao folhear um dicionário.

Não havia uma orientação estilística determinada, nem uma escola definida e justamente isso levou ao conflito com os surrealistas. No dia 9 de Abril de 1919, o movimento encontrou o seu apogeu e declínio numa gigantesca exposição de arte total, com poemas simultâneos e danças de máscaras ao som de música.
Em Nova Iorque, Marcel Duchamp declarou objectos utilitários como peças de arte. Em Berlim, Huelsenbeck fundou o Club Dada, de orientação socio critica.
Fontes: DW
wikipedia(imagens)
File:Hugo Ball Cabaret Voltaire.jpg
Actuação de Hugo Ball no Cabaret Voltaire
Número único do Jornal do Cabaret Voltaire

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