terça-feira, 7 de março de 2017

07 de Março de 1876: Alexander Bell obtém a patente do telefone

No dia 7 de Março de 1876, um jovem de 29 anos chamado Alexander Graham Bell recebe uma patente pela sua revolucionária nova invenção: o telefone.

Nascido na Escócia, Bell trabalhou com o seu pai, Melville Bell, em Londres, desenvolvendo o Visible Speech (Discurso Visível), um sistema de escrita empregado para ensinar os surdos a falar. Nos anos 1870, os Bells mudaram-se para Boston, Massachusetts, onde o jovem Graham encontrou trabalho como professor na Escola para Surdos da Pemberton Avenue. Casou-se mais tarde com uma das suas alunas, surda-muda, Mabel Hubbard.
Em Boston, Bell interessou-se bastante com a transmissão de fala através de cabos. A invenção do telégrafo, em 1843, por Samuel Morse, tornou praticamente instantânea a comunicação possível entre dois pontos distantes.

O inconveniente do telégrafo, porém, consistia na necessidade de transmitir manualmente as mensagens entre duas estações telegráficas e dois destinatários e apenas uma mensagem poderia ser transmitida por vez. Bell quis melhorar o invento criando um “telégrafo harmónico”, um dispositivo que combinava aspectos do telégrafo e  que permitiria ao indivíduo falar com outro a distância.

Com a ajuda de Thomas Watson, um empregado de uma loja de máquinas de Boston, Bell desenvolveu um protótipo. Neste primeiro telefone, as ondas sonoras geravam uma corrente eléctrica que variava de intensidade e frequência, gerando vibrações numa lâmina de ferro delgada e flexível, chamada de diafragma. Essas vibrações eram transferidas magneticamente a outro fio conectado a um diafragma de outro aparelho distante. Quando o diafragma vibrava, o som original seria reproduzido no áudio do aparelho receptor.

Três dias depois de ter depositado a patente, o telefone fez chegar a primeira mensagem inteligível, a famosa frase "Mr. Watson, venha para cá, preciso da sua ajuda", de Graham Bell ao seu assistente.

O depósito da patente de Bell foi feito com apenas duas horas de antecedência com relação a um pedido similar de Elisha Gray. Não querendo ficar fora do mercado de comunicações, a Western Union Telegraph Company contratou Gray e um colega seu, o inventor Thomas Alva Edison, a fim de desenvolver a sua própria tecnologia de telefone.

Bell entrou com um processo e o caso acabou sendo levado ao Supremo Tribunal que garantiu a Bell os direitos de patente. Nos anos que se seguiram, a Bell Company enfrentou reiterados desafios legais para, afinal, emergir como a tentacular American Telephone and Telegraph (AT&T), que fincou os alicerces da moderna indústria de telecomunicações.


Fontes: Opera Mundi
wikipedia (imagens)


Alexander Bell


A voz de Alexander Bell

Sem comentários:

Enviar um comentário