quarta-feira, 29 de março de 2017

29 de Março de 1549: O primeiro Governador do Brasil, Tomé de Sousa, chega à Baía-de-Todos-os-Santos

Tomé de Sousa foi o primogénito de João de Sousa, que seguiu vida eclesiástica, sendo «abade de Rates, sete léguas acima do Porto, onde viveu com bastante dissolução, e pouca memória do seu estado, porque de Mécia Rodrigues de Faria, mulher nobre dos Farias de Barcelos», teve mais de dez filhos .Tomé de Sousa foi o primeiro governador-geral do Brasil, nomeado após o fracasso do sistema de Capitanias. Terá nascido entre 1503 e 1515 e faleceu em 1579. Em 1532, realizou uma expedição militar ao norte da África, retornando a Portugal em 1536. No ano seguinte, obteve o título de fidalgo, concedido pelos seus feitos. Obteve, também por concessão do rei, o direito a uma renda anual.Tomé de Sousa esteve em Ceuta em 1539. Pelos actos ali praticados, recebeu o título de cavaleiro.
Nomeado governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa chefiou uma expedição composta por cerca de 1.000 homens. Chegou ao Brasil a 29 de Março de 1549 e instalou-se na então Capitania da Bahia de Todos os Santos, edificando a cidade de Salvador. Criou os cargos de ouvidor-mor, capitão-mor e provedor-mor, implementando a estrutura administrativa e jurídica da cidade.
Trouxe também uma missão jesuíta, chefiada pelo padre Manuel da Nóbrega, destinada a actuar na conversão dos índios. Em 1551, Tomé de Sousa criou o primeiro bispado no Brasil, nomeando o bispo dom Pero Fernandes Sardinha. Em 1553, viajou à capitania de São Vicente, acompanhado do padre Manuel da Nóbrega, com o propósito de fortalecer o comércio e defender as terras das invasões de corsários. Construiu um forte na barra de Bertioga e fundou a vila de Itanhaém. No mesmo ano de 1553, Tomé de Sousa retornou a Portugal, deixando como sucessor no governo-geral, Duarte da Costa.



Fontes:Tomé de Sousa. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013.
wikipedia (Imagens)
Tomé de Sousa
Chegada de Tomé de Sousa à Bahia
Ficheiro:Tomé de sousa.jpg

Ficheiro:Tomedesousaindio.jpg
Tomé de Sousa colabora na construção de Salvador - Século XVIII (autor desconhecido)

Sem comentários:

Enviar um comentário