sexta-feira, 31 de março de 2017

31 de Março de 1727: Morre Isaac Newton, matemático e físico britânico

Físico e matemático inglês, nasceu no dia 4 de Janeiro de 1643, em Lincolnshire, e morreu em 1727, em Middlesex. É conhecido pela formulação das três leis do movimento, consideradas os princípios da Física Moderna, de onde resultou a formulação da Lei da Gravitação.
Newton estudou no Trinity College de Cambridge. O seu trabalho científico sofreu forte influência do seu professor e orientador Barrow (desde 1663), e de Schooten, Viète, John Wallis, Descartes, dos trabalhos de Fermat sobre retas tangentes a curvas; de Cavalieri, das concepções de Galileu Galilei e Johannes Kepler.Os trabalhos realizados sobre a teoria da gravitação foram expostos na obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, publicada em 1687, onde Newton mostra que a Lei da Gravitação é universal. Como matemático, inventou o cálculo infinitesimal e descobriu o teorema do binómio. Em 1668, completou o seu primeiro telescópio de refracção, com que observou os satélites de Júpiter. A partir de 1672 passou a fazer parte da Royal Society, onde apresentou a sua teoria intitulada Nova Teoria sobre a Luz e a Cor, na qual enuncia que a luz branca é composta por muitas cores, tendo chegado a este resultado através de um prisma ótico. Todas as suas investigações sobre a luz e a cor foram reunidas na obra Óptica.
A história mais popular relacionada com Newton é a da maçã. Se por um lado essa história é um mito, o facto é que dela surgiu uma grande oportunidade para se investigar mais sobre a Gravitação Universal. A referida história envolve muito humor e reflexão. Diz-se que a maçã bateu realmente na cabeça de Newton, quando este se encontrava num jardim, sentado por baixo de uma macieira, e que o seu impacto fez com que, de algum modo, ele ficasse ciente da força da gravidade. A pergunta não era se a gravidade existia, mas se ela se estenderia tão longe da Terra que poderia também ser a força que prende a Lua à sua órbita. Newton mostrou que, se a força diminuísse com o quadrado inverso da distância, poderia então calcular correctamente o período orbital da Lua. Ele supôs ainda que a mesma força seria responsável pelo movimento orbital de outros corpos, criando assim o conceito de "gravitação universal". O escritor contemporâneo William Stukeley e o filósofo Voltaire foram duas personalidades que citaram a  maçã de Newton em alguns dos seus textos..



Isaac Newton. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013.
wikipedia (imagens)
Ficheiro:GodfreyKneller-IsaacNewton-1689.jpg
Newton retratado por Godfrey Kneller 1689 (com 46 anos de idade)

Newton (1702), por Godfrey Kneller, na National Portrait GalleryLondres

Ficheiro:NewtonsPrincipia.jpg



A obra Principia, de Newton

Sem comentários:

Enviar um comentário