sábado, 1 de abril de 2017

01 de Abril de 1815: Nasce Otto von Bismarck, o "chanceler de ferro"

Político,primeiroministro da Prússia, chanceler do Império Germânico, Otto von Bismarck nasce a 1 de abril de em 1815, em Schönhausen, na Prússia (Alemanha), e morre a 30 de julho de 1898, em Friedrichsruh, perto deHamburgo. Foi moderado e contemporizador em questões internas e destacou-se sobretudo na política externa,onde se afirmou como um dos estadistas mais importantes da cena internacional europeia do século XIX.

Há um quadro que define a imagem que muitos alemães têm do político Otto von Bismarck : de uniformes escuros, generais e príncipes alemães  reúnem-se no salão de espelhos do Palácio de Versalhes, em França, e saúdam de braço estendido o imperador alemão Guilherme I. Contudo, quem está no centro geométrico da cena não é o monarca, mas Bismarck, ainda mais destacado por trajar uniforme branco.

Essa tela de Anton von Werner representa de forma estilizada o 18 de janeiro de 1871, data oficial da fundação do Império Alemão, quando 25 estados foram unificados sob a liderança da Prússia. E atribui-se à política de Bismarck a façanha de, na época, superar a fragmentação da Alemanha em minúsculos estados. Por todo o país há homenagens ao "chanceler de ferro": monumentos, torres, ruas e até carvalhos foram batizados com o seu nome.
Mas há também quem veja em Otto von Bismarck e no seu capacete de ponta o chanceler da guerra, um pioneiro do militarismo alemão. Afinal, somente com as guerras contra a Dinamarca em 1864, a Áustria em 1866 e a França em 1870-71 aplainou-se o caminho para a fundação do império.
Na qualidade de primeiro-ministro da Prússia, Bismarck preparara politicamente todas essas três guerras. Além disso, com os seus valores conservadores, ele é responsabilizado pela perseguição do Reich aos socialistas; por uma cultura parlamentar subdesenvolvida na Alemanha do fim de século XIX e início do xx; assim como pela criação de colónias alemãs na África e na Ásia.


Otto von Bismarck, o chanceler de ferro, foi o estadista mais importante da Alemanha do século XIX. Coube-lhe lançar as bases do Segundo Império, ou 2º Reich (1871-1918), que levou os países germânicos a conhecer pela primeira vez na sua história a existência de um Estado nacional único. Para formar a unidade alemã, Bismarck desprezou os recursos do liberalismo político, preferindo a política da força .

A partir de 1871, depois da criação do Império Germânico, conseguiu alianças importantes e planeou uma série deações diplomáticas que asseguraram a posição da Alemanha e a paz na Europa. Também nessa altura, iniciouuma série de reformas administrativas, criando uma unidade monetária comum, um banco central e um código civil e criminal. Nos Negócios Estrangeiros, revelou-se um mediador proeminente entre as grandes potências. Foi oprimeiro estadista europeu a criar um sistema de segurança social justo, oferecendo aos trabalhadores seguro deacidentes, de doença e de velhice. No entanto, a partir de 1890, as suas políticas começaram a ser atacadas e foi obrigado a demitir-se do cargo de chanceler. Dedicou os últimos anos de vida a escrever as suas memórias.    
Otto von Bismarck. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014.
 wikipedia (imagens)

Resultado de imagem para otto von bismarck
Otto von Bismarck em 1881


"Proclamação do Império Alemão", de Anton von Werner, 1885
 Ficheiro:Sedan.jpg
Quadro de Wilhelm Camphausen (1818–85) que mostra Napoleão III e o Príncipe de Bismarck na manhã seguinte à Batalha de Sedan

Sem comentários:

Enviar um comentário